Incêndios: o caminhão é a prevenção

Print Friendly, PDF & Email

BP Bunge Bioenergia alia tecnologia e práticas tradicionais para evitar as chamas

Os incêndios são um grave problema das usinas canavieiras em época de tempo seco e ventos fortes. Muitas delas desenvolvem ações preventivas para evitar prejuízos econômicos e ambientais. A BP Bunge Bioenergia possui um Programa de Prevenção e Combate a Incêndios que atende suas 11 unidades agroindustriais, onde investe tempo, comprometimento dos times e recursos financeiros para que os riscos de incêndios sejam controlados e extintos. Além disso, a empresa adquire e realiza a manutenção de equipamentos e treina as equipes, as qualificando para combater e prevenir as chamas.

“Temos uma série de ações de controle e gestão dentro do Programa de Prevenção e Combate a Incêndios, como treinamentos de formação e atualização das brigadas de incêndio, classificação e avaliação das áreas de risco, campanhas internas e externas para conscientização sobre o tema.”, explica Nádia Gama, da diretora de HSSE da BP Bunge Bioenergia.

A empresa ainda desenvolve ações preventivas para evitar a ocorrência de incêndios, como na realização da limpeza regular das áreas próximas a rodovias, de carreadores, aceiros e outras.

A tecnologia tem ajudado nas ações de prevenção. A companhia tem um sistema de monitoramento de incêndios por imagens de satélite. Além de monitoramento em tempo real, também desenvolve de um projeto piloto na unidade Pedro Afonso (TO), na qual foram instalados torres de observação equipadas com câmeras de alta definição para monitoramento do canavial.

Outra novidade é a automatização dos caminhões pipas, parte deles – 21 veículos – contam com canhões de jato de água automatizados, controlados pelo operador de dentro da cabine. “Para ampliar a segurança da brigada de combate a incêndios, a BP Bunge Bioenergia utiliza caminhão pipa com canhão d’água operado por joystick do interior da cabine”, pontua Gama. Ao toda, a multinacional tem uma frota de 108 caminhões pipas.

As ações

Todas as unidades agroindustriais da BP Bunge Bioenergia possuem brigadas de prevenção e combate a incêndio treinadas e dedicadas a essa tarefa, que ficam em prontidão 24 horas por dia, sete dias por semana. Além disso, as equipes dispõem na área agrícola de postos avançados de combate a incêndios, que são compostos de caminhão bombeiro/pipa e outros equipamentos, posicionados em pontos estratégicos.

Na comunidade em que estão inseridas, a companhia desenvolve ações de conscientização e prevenção com divulgação de materiais sobre o tema e campanhas de comunicação para mobilizar a população, especialmente nos períodos mais seco, em parceria com prefeituras locais e entidades representativas da sociedade.

“Todas as ações realizadas são fundamentais para conscientização da população de que o setor sucroenergético, com a mecanização, não utiliza o fogo como forma de manejo, o que contribui para a preservação do meio ambiente, saúde e segurança da comunidade e dos nossos colaboradores. Favorece ainda a redução das emissões atmosféricas, a melhoria da qualidade do ar e um maior aproveitamento e qualidade da matéria-prima”, pontua Nádia Gama.  (Cejane Pupulin – Canal- Jornal da Bioenergia )