Inaugurada primeira usina híbrida do Brasil

Print Friendly, Pdf &Amp; Email

A Enel Green Power (EGP) inaugurou na última sexta-feira (25), na cidade de Tacaratu, no Estado de Pernambuco, a primeira usina híbrida do Brasil, combinando geração de energia fotovoltaica e eólica. O evento contou com a presença do governador do Estado de Pernambuco, Paulo Câmara, e o responsável pela Enel Green Power no Brasil e no Uruguai, Luigi Parisi.Composto pelo parque eólico de Fontes dos Ventos (80 MW), e das centrais fotovoltaicas Fontes Solar I e II (11 MW), o projeto gerou 600 empregos no pico das obras de construção.

“Na Enel Green Power nós acreditamos fortemente em inovação,” disse Luigi Parisi, responsável pela Enel Green Power no Brasil e no Uruguai. “Uma planta híbrida, combinando duas tecnologias renováveis na mesma localização, não só aumenta a geração de energia de emissão zero, mas também faz com que seja possível utilizar a mesma infraestrutura, diminuindo os custos e reduzindo ainda mais o impacto sobre o meio ambiente. A combinação de energia eólica e solar em nossa planta de Fontes irá reduzir os efeitos da mudança das condições meteorológicas e assegurar a produção de energia mais estável para o benefício do desenvolvimento sustentável local.”

A planta híbrida vai gerar cerca de 340 GWh por ano – o equivalente às necessidades energéticas anuais de cerca de 170 mil domicílios brasileiros.

A Enel Green Power é a empresa do Grupo Enel totalmente dedicada ao desenvolvimento e à gestão de fontes de energia renováveis em âmbito internacional, com operações na Europa, nas Américas, na África e na Ásia. Com uma capacidade de geração de aproximadamente 32 bilhões de kWh em 2014 a partir de fontes hídricas, solares, eólicas e geotérmicas – o suficiente para atender às necessidades de energia de mais de 11 milhões de lares – a Enel Green Power é uma empresa líder mundial no setor, graças ao seu mix de produção bem equilibrado, proporcionando volumes de geração bem acima da média do setor. A empresa tem uma capacidade instalada de cerca de 10.000 MW a partir de uma mistura de recursos, incluindo energia eólica, solar, hidroelétrica, geotérmica e biomassa. A empresa tem cerca de 740 usinas operando em 17 países.

Na América Latina, a Enel Green Power opera usinas de energia renovável no Brasil, Chile, Costa Rica, Guatemala, México, Panamá e Uruguai, com uma capacidade total instalada de mais de 2.000 MW atualmente. Além de 50 MW recém-adicionados no Uruguai, a companhia opera 442 MW de capacidade eólica instalada no México, 283 MW no Brasil, 340 MW no Chile, 24 MW na Costa Rica. A empresa também tem 732 MW de energia hidrelétrica e 178 MW de capacidade solar instalada em toda a região. A Enel Green Power, que tem um século de experiência em energia geotérmica, está construindo a unidade de 38 MW de Cerro Pabellon no Chile, a primeira usina geotérmica da América do Sul, com a petrolífera nacional ENAP.

 

 

Veja Também

Pivot Inaugura Mais Um Loja No Vale Do Araguaia - 2

Pivot inaugura mais um loja no Vale do Araguaia

A Pivot Máquinas Agrícolas e Sistemas de Irrigação amplia sua presença na Região do Vale …