A importância do campo na maximização da margem operacional das usinas

Área considerada mais do que estratégica dentro das usinas, é do campo que saem todo o açúcar, etanol e a bioeletricidade, além de outra infinidade de subprodutos que movimentam toda a cadeia bioenergética. Olhar para as lavouras com uma visão estratégica, propiciando ganhos constantes de produtividade e longevidade dos canaviais é o desafio de todos os profissionais que trabalham na área agronômica das usinas e também do grande contingente de fornecedores de cana que alimentam inúmeras unidades.

Há muito se sabe que os investimentos em novas variedades e no manejo adequado da cana-de-açúcar traz resultados exponencialmente mais elevados para todo o processo de transformação e produção. Mas o que ocorre que mesmo sabendo de todos estes impactos, ano a ano o que se tem notado é justamente uma queda vertiginosa na produtividade?

Para o diretor geral da Usina Cevasa, Luiz Paulo Sant´anna, a elevação de TCH (tonelada de cana por hectare) e do ATR (açúcares totais recuperáveis), ou seja, a quantidade de açúcar contido na cana, é o que pode salvar o setor da atual crise e impulsioná-lo para uma nova era de desenvolvimento, maximizando as margens operacionais das unidades.

A fim de ampliar a discussão deste tema, o 10º Congresso Nacional da Bioenergia, que a UDOP realizará nos dias 22 e 23 de novembro, no campus da UNIP, em Araçatuba, terá uma programação completa sobre temas desta magnitude, assim como uma palestra e um debate com o tema: “Como salvar o setor maximizando sua margem operacional com elevação de TCH E ATR”. A palestra ficará a cargo do diretor geral da Cevasa.

Participarão do debate, com moderação do consultor Dib Nunes, além de Luiz Paulo Sant´anna; o economista da Unica, Luciano Rodrigues; o diretor da Dalplan, Luiz Carlos Dalben; a Professora do Departamento de Tecnologia da FCAV/Unesp, Márcia Mutton; e o diretor de tecnologia agrícola da Odebrecht Agroindustrial, Rodrigo Rodrigues Vinchi.

Outro debate da sala Agronômica do Congresso será sobre “Manejo agronômico de variedades, visando produtividade e lucratividade”. Discutirão tal assunto o produtor rural, Ismael Perina Júnior; a gerente de planejamento e desenvolvimento agrícola da Cofco, Patrícia Rezende Fontoura; o assessor de tecnologia do Grupo São Martinho, René Sordi; e o diretor agrícola da Usina Ipê, Sérgio Selegato.

A sala Agronômica contará ainda com diversos outros temas de suma importância para os profissionais da área. Entre eles destacam-se as ferramentas para manutenção da qualidade da matéria-prima; revitalização do solo cultivado com cana-de-açúcar; inovações tecnológicas na agroindústria; soja em renovação do canavial; bem como, uma apresentação das novas variedades do IAC e RB.

Para ver a programação completa da sala Agronômica, clique aqui. A programação das demais salas temáticas podem ser vistas clicando aqui.

Inscrições

As usinas e destilarias associadas à UDOP têm direito a 20 inscrições gratuitas cada. Serão concedidos, também, descontos especiais para fornecedores de cana-de-açúcar, através da parceria com a Orplana e para sócios dos sindicatos e entidades ligadas ao Fórum Nacional Sucroenergético. Inscreva-se clicando aqui.

Apoio cultural

A 10ª edição do Congresso Nacional da Bioenergia conta com o apoio cultural das empresas: Adama; Bayer CropScience; Beta Renewables; Camda; Deloitte; DNV-GL; Double TT do Brasil; Esco; FMC; Fertiláqua; GE; Helamin; John Deere; Mercedes-Benz; Netafim; Odebrecht Agroindustrial; Organasolví; Raízen; Randon – Megatec; Solenis; Syngenta; Totvs e Valtra.

Apoio Institucional
O evento conta ainda com o apoio institucional da Abag; Alcopar/Sialpar/Siapar; Biosul; CeiseBR; CTBE; Datagro; Fórum Nacional Sucroenergético; Orplana; Siamig; Sifaeg; Sindaçúcar/AL; Sindaçúcar/PE, Sindaçúcar/PI; Sindalcool/MT; Sindalcool/PB; Sindicanálcool; Sindaçúcar/BA; SindiEnergia; SindiQuímicos; Sonal; Unica e UNIP.

Mídia parceira

Atuam como mídia parceira desta edição o Revista Amazônia; Canal – Jornal da Bioenergia; a revista CanaOnline; a Revista Canavieiros; o Jornal Paraná; a Revista Opiniões e a Terra&Cia CanaMix.

Serviço

10º Congresso Nacional da Bioenergia
Data: 22 e 23 de novembro
Local: UNIP – Universidade Paulista – Campus de Araçatuba
Avenida Baguaçu, 1939 – Jardim Alvorada – Araçatuba/SP
Inscrições: na página do Congresso no portal da UDOP (clique aqui)
Programação: na página do Congresso (clique aqui)
Mais informações: (18) 2103-0528 ou [email protected]

 Agência UDOP de Notícias

Veja Também

Usina mineira celebra conquista de metas com cafés da manhã

“Café com Irrigação” já conta com sete edições na CRV Industrial Quem não gosta de …