Implantação de operação Lean ajuda empresa do setor elétrico lucrar R$ 611 milhões

Imagine o cenário: Uma empresa, com o quadro de funcionários reduzido, problemas de gestão e sem um projeto definido. A receita para o fim iminente da companhia passa muitas vezes por esse cenário. Mas, com algumas ferramentas, o quadro caótico pode ser revertido e a solução, às vezes, pode estar dentro da própria empresa. Prova disso é o case de sucesso da Sequóia Consultoria aplicado junto a Energias do Brasil – EDP, empresa responsável pela energia elétrica para mais de 1,43 milhão de clientes no estado do Espírito Santo.

De maneira direta e eficiente, as ações empregadas por meio do Lean Manufacturing acabaram contribuindo, em 2017, para que a empresa tivesse registrado um lucro de R$ 611,9 milhões, sendo seu dividendo de R$ 367,1 milhões, equivalente a 60,0%.

O caso analisado aconteceu em 2017, ano que, segundo o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), o consumo total de energia elétrica voltou a subir 0,8%, sendo a  primeira vez que o indicador voltou a crescer depois de dois anos de queda. A maior alta foi registrada junto aos consumidores industriais que atingiram o crescimento igual ao de 2016, com 1,1%. Já o consumo residencial, a expansão foi de 0,8% e o setor de comércio e serviços, 0,3%.

O sistema de gestão Lean Thinking está voltado para estratégia de negócios e foca na redução de desperdícios (incluindo tempo de espera, transporte, excesso de processos, inventário, movimento e defeitos). “Eliminando desperdícios, em algum tempo, a qualidade melhora, consequentemente, o tempo e custo diminuem. Mas o importante é saber onde mudar e o que mudar. Com um projeto interno em duas hidrelétricas, Lajeado e Mascarenhas alcançamos a taxa mínima histórica de 5,4 falhas/ano. O impacto e a rentabilidade das hidrelétricas foi sentido na lucratividade. Graças a aplicação do processo lean, que ajudou na gestão da manutenção do valor à receber do governo pela energia gerada.”, diz o presidente da Sequoia Consultoria, Carlos Lobo

“Trabalhar com cliente que esteja aberto a desafiar seus processos é fundamental em uma jornada em busca de melhoria. A cultura de excelência precisa estar presente. Nesse caso mencionado, a vantagem era que tanto no Brasil como na Europa, a EDP promove ciclos de melhorias em suas operações e treinamentos”, acrescentou Osni Theodoro, diretor da Sequoia Consultoria.

Com custo mais baixo e garantindo a satisfação dos clientes, a Sequoia Consultoria acredita que a saída para muitas empresas é consertar sistema de gestão que reforça a cultura da empresa. Aceitar suporte especializado que explique na prática que adotar uma ajuda pode fazer a produtividade aumentar é um dos principais passos. Cada vez mais, o Lean tem sido aplicado em diversos setores, dos mais modernos aos não convencionais, como tecnologia da informação, agronegócios, serviços e saúde.

 

 

Assessoria de imprensa

Veja Também

Rubi S.A. mantém certificação internacional de segurança de alimentos com excelência

Usina em Rubiataba obtém resultado exemplar em auditoria não anunciada da FSSC 22000, reforçando compromisso …