Governo De Goiás Apresenta Rotas Estratégicas De Desenvolvimento Econômico No Estado - 1

Governo de Goiás apresenta rotas estratégicas de desenvolvimento econômico no Estado

Print Friendly, Pdf &Amp; Email

Com o objetivo de fortalecer atividades econômicas estratégicas para o Estado, o Governo de Goiás e parceiros recebem, de quarta-feira a sexta-feira (16 a 18/02), representantes do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e Sebrae Nacional. Os visitantes deverão se reunir com diferentes pastas do Governo de Goiás e demais entidades para estreitar ações e traçar novas possibilidades de atuação.

Na quarta, dia 16, a partir das 9h30, o encontro será na sede da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Representantes da Seapa, Secretaria-Geral da Governadoria (SGG), Secretaria da Retomada e outros órgãos jurisdicionados a essas pastas apresentarão, aos representantes do MDR, Codevasf, Sebrae Nacional e Universidade Federal de Goiás (UFG), possibilidades de rotas estratégicas de desenvolvimento em Goiás, como Fruticultura, Moda, Energia Renovável, Bioinsumos e Leite. Serão compartilhados dados que destacam a importância dessas cadeias para a economia do Estado de Goiás.

Conforme explica o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tiago Mendonça, o objetivo da parceria é potencializar a aproximação com esses parceiros estratégicos de modo a fomentar o desenvolvimento de diferentes cadeias em Goiás. “É o caso da fruticultura. O estudo que está sendo desenvolvido no Estado busca a criação de dois polos da Rota da Fruticultura. Serão identificadas frutas de maior potencial de alavancagem em sua produção, produtividade e comercialização”, explica. “Possibilita, desta maneira, o desenvolvimento de novas propostas de políticas de fomento às atividades, beneficiando pequenos e médios produtores dessas frutas e regiões.”

A ação também se mostra estratégica e deve seguir na linha de outras iniciativas fomentadas pelo Governo de Goiás no setor agropecuário, segundo complementa o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima. “A exemplo da exitosa experiência conquistada na cadeia de mandioca, onde os agricultores familiares receberam todo o respaldo da Seapa, Emater e Secretaria da Retomada para potencializarem a produção, resultando num aumento de 15% em área plantada e de quase 20% no valor bruto de produção. Essa iniciativa com a fruticultura, por exemplo, tem tudo para fortalecer essa cadeia produtiva elevando a sua produtividade e, consequentemente, a lucratividade desses pequenos produtores”, avalia.

Os representantes do governo federal também se reunirão no dia 16 de fevereiro, a partir das 14 horas, com equipes da Universidade Federal de Goiás (UFG) para dar andamento aos estudos de identificação do potencial da fruticultura no Estado e, na oportunidade, a missão irá conhecer, ainda, polos estratégicos com possibilidade de expansão de investimentos.

No caso da moda, a Secretaria da Retomada contribui com o desenvolvimento do setor a partir do arranjo produtivo local (APL) de Confecção, em regiões estratégicas para esta atividade comercial.  “O Governo de Goiás vai investir R$ 25 milhões neste ano somente neste APL, com a compra de dez máquinas Audaces de corte a laser e cursos de qualificação e capacitação voltados para a formação de profissionais”, declara o titular da pasta, César Moura. O secretário explica ainda que os municípios agraciados com os equipamentos foram definidos após levantamento técnico que levou em conta a estrutura atual e a vocação econômica da região.

Além da Seapa, SGG e Retomada, participam da iniciativa, pelo Governo de Goiás, a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), as Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e o Instituto Mauro Borges (IMB).

Programação
16/02 (quarta-feira)
09h – Visita à sede da Codevasf-GO
09h30 às 11h – Reunião na sede da Seapa
14h às 17h – Reuniões na UFG

17/02 (quinta-feira)
08h às 13h – Visita à Fazenda Jabuticabal, em Hidrolândia
13h30 às 15h – Reunião no Sebrae Goiás
16 às 17h30 – Reunião na Embrapa Arroz e Feijão, em Santo Antônio de Goiás

18/02 (sexta-feira)
09 às 11h30 – Visita à SoluBio Tecnologias Agrícolas, em Jataí
14h às 17h – Visita a fazenda modelo no uso de bioinsumos, em Jataí

 Governo de Goiás

Veja Também

Tecnologia Inédita Promete Revolucionar A Aplicação De Fertilizantes No Solo - 10

Tecnologia inédita promete revolucionar a aplicação de fertilizantes no solo

Projeto EMBRAPII oferece economia e sustentabilidade para a agricultura, por meio do manejo de fertilizantes …