Estado de Goiás investe em sustentabilidade no campo

Print Friendly, PDF & Email

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), firmou Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a Rede de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), visando intensificação de práticas sustentáveis no campo. Por meio da cooperação, serão desenvolvidas atividades conjuntas de identificação de gargalos e potencialidades, além difusão de tecnologia e capacitação de técnicos de assistência rural. Com isso, deve-se expandir a produção sustentável em áreas já destinadas à produção agropecuária no estado.

Durante a assinatura do ACT, o secretário Pedro Leonardo Rezende, titular da Seapa, destacou que a iniciativa está alinhada com as estratégias de desenvolvimento das cadeias produtivas do agronegócio. “É uma exigência cada vez mais evidente dos principais consumidores de que a produção esteja baseada em práticas de sustentabilidade. Esses produtos têm maior possibilidade de acessar mercados mais exigentes, o que proporciona crescimento para o segmento agropecuário, que tem sido o grande responsável pelos bons resultados econômicos que o Estado de Goiás tem apresentado”, pontuou.

No mesmo sentido, a diretora executiva da Rede ILPF, Isabel Ferreira, entende que sustentabilidade produtiva é o caminho para elevar a capacidade agrícola do país. “A gente precisa alimentar oito milhões de pessoas no Brasil não só com segurança alimentar e nutricional, mas também com aumento de produção em uma mesma área, sem desmatar novas terras. O ILPF proporciona isso”, afirma.

O plano de trabalho contempla a identificação de regiões com maior potencial para adoção de ILPF em Goiás, onde serão implementadas as ações de difusão de conhecimento e tecnologias, por meio de eventos de divulgação e capacitação técnica.

Sobre o ILPF
A Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) inclui diferentes estratégias e tecnologias para garantir a promoção da recuperação de áreas de pastagens degradadas agregando, na mesma propriedade, sistemas produtivos diversificados. Pode ser executada em cultivo consorciado, em sucessão ou em rotação, de forma que haja benefício para todas as atividades.

A assinatura do acordo entre o Governo de Goiás e Rede ILPF para a realização de ações de desenvolvimento dos sistemas integrados no estado faz parte do Projeto SustentAgro, executado pela Rede ILPF com recurso do Land Innovation Fund (LIF). Seapa

Veja Também

Setor industrial e o consumo de energia

O setor industrial é tradicionalmente um dos maiores consumidores de energia no Brasil, sendo responsável …