Solaprime

Energia solar é opção sustentável para reduzir em até 90% despesas com tarifas

Print Friendly, PDF & Email

Optar por utilizar energia solar em casa, nas indústrias e no comércio nunca foi tão vantajoso como nos dias atuais. Dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) mostram um cenário de sequentes aumentos na conta de luz com preço por megawatt/hora da tarifa residencial subindo de R$ 462,80, em 2015, para R$ 688,30, no fim do ano passado, o que representa uma alta acumulada de 48,7%.

 

Por meio da geração de energia solar, com a instalação de um sistema fotovoltaico, é possível obter uma economia de até 90% da conta de luz. Além de contribuir para a produção de energia limpa, o que é benéfico para o meio ambiente, o consumidor também poderá valorizar seu imóvel.

 

“O investimento tem payback de 4 anos e no 5º ano, o consumidor verá o retorno porque já terá quitado o sistema. Mesmo assim, desde o primeiro momento, serão observados altos níveis de rendimento e economia”, explica Raphael Brito, sócio fundador da Solarprime.

 

Outra vantagem observada é que o sistema possui uma durabilidade de pelo menos 25 anos, representando uma grande vantagem a médio e longo prazo para o consumidor.

Energia solar em alta

 

Os consumidores têm buscado cada vez mais alternativas para fugir da inflação e do aumento das tarifas energéticas. Com isso, a demanda por energia solar tem aumentado muito nos últimos anos. De acordo com a Aneel, o Brasil contava com mais de 1 milhão de instalações fotovoltaicas e mais de 1,4 milhões de unidades recebendo crédito da energia solar produzida no país em 2022. Já uma pesquisa da Greener, de 2021, apontou que 9 em cada 10 consumidores entrevistados estão satisfeitos com o sistema fotovoltaico.

 

“Os números demonstram o imenso potencial do uso desse tipo de fonte renovável de energia para os próximos anos. A pesquisa da Greener aponta que 97% dos consumidores recomendam o investimento em sistema fotovoltaico a um amigo”, ressalta Brito. Divulgação

Veja Também

Agricultor familiar que usa painéis solares terá desconto na conta de luz

Medida foi aprovada pelo Senado com o objetivo de estimular fontes limpas de energia Famílias …