Energia eólica avança em Pernambuco

Divulgação MME

Já está em funcionamento em Pernambuco o complexo Ventos de Santa Brígida. Formado por 107 aerogeradores distribuídos em sete parques eólicos, entre os municípios de Caetés, Pedra e Paranatama, no agreste pernambucano, o complexo tem a capacidade de gerar 181.9 MW, energia suficiente para abastecer 350 mil casas.

O empreendimento da Casa dos Ventos, uma das pioneiras e maiores investidoras no desenvolvimento de projetos eólicos no Brasil, recebeu investimento de R$ 864 milhões e foi responsável pela geração de aproximadamente 1000 empregos diretos e 2000 indiretos, com prioridade para mão de obra local. Segundo a Casa dos Ventos, com o início de operação cerca de 300 mil toneladas de dióxido de carbono deixarão de ser emitidas anualmente na atmosfera.

Para os anos de 2016 e 2017, a Casa dos Ventos investe em outros dois complexos no estado nordestino: Ventos de São Clemente e Ventos de São Estevão.

Canal-Jornal da Bioenergia

 

Compartilhe:

senai cursos
Artigos Relacionados
flora

Energia solar cresce no Brasil e fortalece debate sobre sustentabilidade e economia consciente

A energia solar vem se consolidando como uma alternativa sustentável e econômica diante do aumento das tarifas de energia, reduzindo custos e a emissão de gases poluentes. Especialistas da New Focus Solar Energy destacam que a tecnologia contribui para descentralizar a geração elétrica e diminuir a dependência das hidrelétricas. Com maior acesso aos sistemas fotovoltaicos, a expectativa é de crescimento contínuo do setor e fortalecimento de uma matriz energética mais sustentável.