Em palestra na ACRJ, Moreira Franco fala sobre alta do preço da gasolina e leilões

Print Friendly, PDF & Email

A Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) recebeu na sexta-feira, dia 18, o ministro de Minas e Energia Wellington Moreira Franco para uma palestra sobre a modernização do setor elétrico no Brasil. O ministro comentou assuntos como o preço do combustível, concessões e privatizações e leilões e prazos. “Está subindo demais”, afirmou o ministro sobre o preço da gasolina, que deu como possibilidade reduzir impostos como PIS, Cofins e ICMS sobre os derivados. “A Petrobras pratica uma política de preços que me parece correta, mas ela tem que entender que a composição desses preços tem outros fatores. Temos que, juntos, entrar na discussão desses outros fatores”, apontou.

Uma das críticas ao longo do evento foi sobre o valor das tarifas de energia, uma das mais caras do mundo. “Somos a quinta energia mais cara. É preocupante, ninguém sabe como é a composição,  é fundamental que isso seja esclarecido”, explica. O ministro ainda lembrou que foi ele quem sugeriu ao presidente Michel Temer a prorrogação do Programa Luz para Todos fosse feita por decreto, o que agilizaria o processo.

Moreira Franco ainda comentou que está nas mãos da Câmara dos Deputados a privatização da Eletrobras. “Nossos desafios no setor elétrico são a modernização regulatória, a busca de tarifa justa e os leilões de geração e transmissão. São desafios para este ano”, afirma.