Parceria com Associação Paraguaia de Energia Solar fortalece cooperação internacional, estimula novos investimentos e amplia oportunidades de negócios entre Brasil e Paraguai
Durante a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 30), em Belém (PA), a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) firmou um acordo de cooperação com a Associação Paraguaia de Energia Solar (Asociación Paraguaya de Energía Solar – APES). A iniciativa reforça a atuação conjunta para expansão da energia solar e de tecnologias sustentáveis, como armazenamento, eletromobilidade e hidrogênio verde, promovendo integração entre os setores dos dois países.
O documento estabelece ações de troca de informações, benchmarking e colaboração técnica, com foco na atração de investimentos, geração de empregos verdes, capacitação profissional, melhores condições de financiamento e ampliação de oportunidades de negócios no mercado fotovoltaico brasileiro e paraguaio.
Assinado pelos presidentes executivos das entidades, Rodrigo Sauaia (ABSOLAR) e Pablo Zuccolillo (APES), o acordo prevê realização conjunta de eventos e atuação coordenada em defesa de políticas públicas, regulações e incentivos adequados às tecnologias renováveis.
Para Rodrigo Sauaia, a parceria atua como vetor estratégico na transição energética. “Com energia solar, armazenamento, eletrificação da frota, hidrogênio verde e novos projetos de data centers, podemos tornar a matriz elétrica brasileira ainda mais limpa e sustentável em pouco tempo”, afirma. “A cooperação fortalece as relações entre Brasil e Paraguai e cria oportunidades de crescimento mútuo, com ganhos sociais, econômicos e ambientais para ambos os países”, acrescenta.
Segundo Pablo Zuccolillo, o acordo impulsiona o uso da energia solar como instrumento de desenvolvimento e diversificação energética. “A partir da histórica integração promovida por Itaipu, avançamos agora para tecnologias como a energia solar flutuante, fortalecendo infraestrutura renovável, inovação e colaboração público-privada. A parceria reforça a segurança energética e o acesso à energia limpa nos dois países”, destaca.
Canal com ABSOLAR
Canal Bioenergia Referência em Bioenergia e Agronegócio


