Divulgação Brasil Ecodiesel

Congresso de Biodiesel enfatizará pesquisas com coprodutos de oleaginosas

O 6º Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel e o 9º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel, que acontecem entre os dias 22 a 25 de novembro, em Natal, Rio Grande do Norte, serão duas excelentes oportunidade para a apresentação de trabalhos acadêmicos e de importantes pesquisas de instituições da área, como a Embrapa Agroenergia.

No caso desta última entidade, serão destacados temas relacionados à produção de matéria prima, qualidade do biocombustível, mercado e principalmente voltados para a utilização de subprodutos e resíduos que podem ser bastante úteis.

Um exemplo é a glicerina gerada a partir do biodiesel. O produto pode ser fermentado para a produção de compostos químicos de interesse da indústria química, gerando nova destinação para a biomassa, além de benefícios econômicos, sociais e ambientais.

Outro projeto a ser apresentado está relacionado ao reaproveitamento de coprodutos do dendê, após a prensagem do produto. O resíduo obtido após a extração do óleo da polpa é rico em beta-caroteno, substância muito interessante para a indústria de alimentos e farmacêutica, com alto valor antioxidante e de vitamina A.

Os eventos serão desta forma, de grande importância para que as pesquisas possam contribuir e agregar valor à cadeia do biodiesel.

Ambos estão sendo organizados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e terá apoio da UFLA – Universidade Federal de Lavras e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

 

 

 

Embrapa

Veja Também

Investimentos para produção de bioquerosene de macaúba

Pesquisadores da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) desenvolveram uma tecnologia inédita que acelera a …