Local da obra.

Usina solar em construção no Brasil será a maior da América Latina

Print Friendly, PDF & Email

O  Estado da Bahia vai ganhar usina solar com capacidade de 254 megawatts e  produção anual de energia estimada em 500 gigawatts/hora (GWh). O Complexo Fotovoltaico Ituverava é o maior da América Latina e tem previsão de entrar em operação no segundo semestre de 2017.

A energia produzida pelo Complexo Ituverava será inserida na matriz energética do Brasil e consegue atender anualmente  243.607 famílias. Ele ajudará a suprir à demanda constante de energia elétrica no país – que, de acordo com estimativas, aumentará a uma taxa média de 4% ao ano até 2020.

O local escolhido é Tabocas do Brejo Velho, município do extremo oeste baiano, a 800 quilômetros da capital, na fazenda Ituverava, que ocupa uma área de 580 hectares. Serão investidos cerca de 400 milhões de dólares na nova usina solar.

A expectativa da Enerray do Brasil, empresa responsável pelas obras, é de que 500 empregos sejam criados diretamente durante a construção e aproximadamente outros 20 já na fase de operação e manutenção.

A população da região terá prioridade para trabalhar durante a construção da usina. A nova usina solar  movimenta a vida financeira do município de Tabocas do Brejo Novo. A prefeitura local já está recebendo impostos e o comércio local será favorecido com a movimentação das obras, com o fornecimento de bens de consumo, tais como serviços de hotelaria, alimentos e bebidas, transporte de pessoal, todo o tipo de serviços públicos, serviços de manutenção etc.

“Acreditamos que o Brasil, país em que o nosso grupo tem atividades industriais há mais de 50 anos, representa uma grande oportunidade por ser um mercado com perspectivas de crescimento muito significativas a médio e longo prazo. A Enerray está se expandindo e se fortalecendo aqui como referência no setor das energias renováveis. Iniciar nossos negócios com a construção da maior usina fotovoltaica no país é uma conquista que nos enche de orgulho e demonstra a importância que o Brasil terá para nós”, afirma o CEO Enerray, Michael Scandellari.

A empresa ainda realiza estudos de outros projetos de energia solar no Brasil.

Mais na Bahia

Bom Jesus da Lapa, município a 789 quilômetros de Salvador, também receberá um parque solar, que será composto por duas instalações, Bom Jesus da Lapa de 80 MW e Lapa de 78 MW. O parque de 158 MW será capaz de gerar perto de 340 GWh por ano, o suficiente para satisfazer as necessidades de consumo de energia anual de mais de 166.000 domicílios brasileiros.

A Enel Green Power Brasil Participações (“EGPB”), empresa responsável pela obra, acredita que o parque entrará em operação no segundo semestre de 2017. O investimento é de aproximadamente 175 milhões de dólares.

Energia solar hoje

Atualmente, o Brasil possui contratados em leilões 99 projetos de energia solar, a maioria na região Nordeste e Sudeste do país. Apenas dois destes projetos  já estão em funcionamento em Pernambuco, com a geração de 11 MW. Os outros 97 ainda estão em construção.

Segundo o presidente Executivo da Abesolar, Rodrigo Lopes Sauaia, os projetos que ainda não estão em funcionamento vão começar a operar apenas em 2017, como o Complexo Ituverava e o Parque Solar de Bom Jesus da Lapa. Grande parte está em modo avançado. A construção, operação e os testes de uma usina solar são rápidos e duram aproximadamente seis meses”, explica.

Cejane Pupulin-Canal -Jornal da Bioenergia

Veja Também

SJC anuncia ampliação da Unidade Processadora de Grãos para esta safra

A SJC Bioenergia começa o ano safra 22/23 com um grande investimento para ampliar a …