A Trinergy, geradora internacional de energia renovável, acaba de concluir a venda de 15 megawatts (MW) em empreendimentos fotovoltaicos de geração distribuída (GD) no Brasil. Com o apoio exclusivo de assessoria financeira e estratégica da CELA (Clean Energy Latin America), consultoria especializada em energia limpa, transição energética e descarbonização, os ativos comercializados estão localizados nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.
O portfólio é composto por cinco clusters de empreendimentos de geração distribuída solares enquadrados no modelo GD1, ou seja, com pedidos de conexão protocolados até janeiro de 2023, conforme determina o marco legal da geração distribuída que entrou em vigência em 2022. Esse enquadramento garante benefícios regulatórios relevantes, incluindo compensação integral da Tarifa de Energia (TE) e da Tarifa pelo Uso da Rede de Distribuição (TUSD) até 2045, o que trouxe mais atratividade do portfólio para os novos investidores. A transação prevê a venda de 100% da participação acionária no portfólio por parte dos atuais acionistas.
Segundo próprio mapeamento da CELA, os acordos de fusões e aquisições (M&As) na área de energias renováveis somam mais de R$ 50 bilhões acumulados no Brasil na última década. De acordo com o relatório, foram mapeados mais de 50 gigawatts (GW) de projetos e empresas transacionadas nos últimos 10 anos.
“Neste período, já assessoramos cerca de 3,5 gigawatts (GW) em transações nos setores de energia eólica e solar, incluindo companhias e empreendimentos de geração centralizada e de geração distribuída de diferentes portes”, comenta Camila Ramos, CEO da CELA.
Assessoria de imprensa
Canal Bioenergia Referência em Bioenergia e Agronegócio

