Cemig supera 2.500 clientes no Mercado Livre de Energia varejista no 1º semestre e consolida liderança

Empresa conquista mais de 100 novos clientes por mês no segmento e proporciona economia de até 35% na conta de energia

A Cemig é a primeira comercializadora do Brasil a superar 2.500 clientes no Mercado Livre de Energia varejista, segundo dados divulgados nesta semana pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Desde a abertura do segmento, em janeiro de 2024, a companhia já conquistou 2.562 clientes, com um volume de energia entregue de 183,2 megawatts médios (MWm).

No Mercado Livre de Energia, os consumidores têm a liberdade de negociar diretamente a compra de energia com as comercializadoras, garantindo mais autonomia e economia. A companhia mineira, líder do segmento desde sua criação, se destaca com o programa Energia Livre Cemig, que oferece condições comerciais altamente competitivas, visando à economia na conta de luz. Atualmente, todas as empresas do Grupo Tarifário A — atendidas em alta e média tensão — já podem migrar para esse modelo.

Com o objetivo de ampliar ainda mais o acesso ao Mercado Livre de Energia, a Cemig inovou ao lançar o primeiro e-commerce de energia do Brasil, disponível no site energialivre.cemig.com.br. A plataforma digital permite que os clientes realizem simulações de consumo, comparem ofertas e contratem energia de forma totalmente online, com praticidade, transparência e segurança.

O vice-presidente de Comercialização da Cemig, Sérgio Lopes, destaca a forte atuação da companhia no Mercado Livre de Energia e demonstra confiança na manutenção da liderança. “A Cemig possui ampla adesão nas regiões Sudeste e Sul e, agora, intensifica sua estratégia de expansão para outras áreas do país, com foco especial no Nordeste”, afirma.

Segundo Lopes, a liderança da Cemig é resultado de uma atuação sólida e estratégica. “A Cemig tem grande tradição no Mercado Livre de Energia e estamos na liderança do segmento varejista desde meados de 2024. É um reconhecimento importante para a companhia e para Minas Gerais, especialmente em um setor altamente competitivo. Temos uma média superior a 100 novos clientes varejistas por mês, em diversas regiões do país, o que evidencia a força da Cemig no setor elétrico nacional”.

Dez mil clientes no Mercado Livre até o fim de 2025

Além da liderança no segmento varejista, a Cemig atua como protagonista no Mercado Livre de Energia desde o início dos anos 2000, mantendo atualmente um market share superior a 14%. Esse desempenho reforça sua posição estratégica no setor elétrico nacional. Hoje, a companhia já atende mais de 9,5 mil clientes e tem como meta alcançar a marca de 10 mil até o final de 2025, somando os segmentos atacadista e varejista.

Um dos grandes diferenciais da Cemig nesse mercado é o compromisso com a sustentabilidade. Toda a energia comercializada é 100% certificada e proveniente de fontes renováveis, com rastreabilidade garantida por meio de certificações nacionais e internacionais, assegurando aos clientes uma escolha consciente e alinhada às melhores práticas ambientais.

Foco em novos parceiros comerciais
Com o objetivo de fortalecer sua rede de parceiros comerciais, a Cemig lançou recentemente o Programa Sinergia, uma evolução estratégica de seu modelo de parcerias comerciais no Mercado Livre de Energia. A iniciativa chega com uma proposta ainda mais atrativa, oferecendo remuneração triplicada e pagamento integral no ato da assinatura do contrato do cliente indicado, garantindo liquidez imediata para os parceiros.

Além disso, parcerias exclusivas contam com remuneração recorrente durante toda a vigência do contrato de energia do cliente, proporcionando previsibilidade e retorno contínuo.

“O Programa Sinergia foi desenhado para oferecer segurança, previsibilidade e retorno imediato aos nossos parceiros, valorizando o trabalho de quem contribui diretamente para o crescimento da Cemig no mercado livre”, destaca Sérgio Lopes. (Assessoria)

Veja Também

André Ribeiro, da Powersafe, integra time de coordenação da ABSOLAR em São Paulo para ampliar projetos no setor de energia solar

Gerente de operações responsável pela área de renováveis da Powersafe Baterias Especiais, executivo assume com …