Biofuturo: incentivo aos biocombustíveis

Durante a 22ª Conferência Mundial Sobre o Clima (COP 22), encerrada no último dia 18, em Marrakech, no Marrocos, foi feito o lançamento da Plataforma do Biofuturo. A proposta foi apresentada pelo governo brasileiro e tem a finalidade de promover a cooperação internacional em prol do desenvolvimento e uso de biocombustíveis. Com isso, será possível ter mais uma ação concreta para reduzir a emissão de gases que causam o aquecimento global.

A diminuição das emissões de gases é parte das estratégias apontadas para que os países signatários atinjam as metas estabelecidas na COP 21, ocorrida em dezembro de 2015, em Paris. Na ocasião, o Brasil se comprometeu a cortar 43% da emissão de gases de efeito estufa até 2030. Ratificado por 195 países, o acordo assinado na COP 21 entrou em vigor em 12 de dezembro, com o objetivo de tentar impedir que a elevação da temperatura média do planeta atinja 2 graus Celsius (ºC).

No caso do Brasil, o plano para os próximos 14 anos prevê o corte de 43% das emissões domésticas de gases de efeito estufa. Para 2030, a intenção é alcançar o índice de 18% de biocombustíveis sustentáveis (etanol e biodiesel) na matriz energética e o aumentar de 10% para 23% a participação de energias renováveis (solar, eólica e biomassa) na matriz energética.

A Unica, entidade que representa o setor sucroenergético brasileiro elogiou a iniciativa do governo federal ao lançar essa plataforma. Segundo a presidente da entidade, Elizabeth Farina, é muito importante avançar no uso e na produção de biocombustíveis avançados. “O biocombustível sucroenergético pode reduzir em mais de 90% as emissões de CO2 quando comparado à gasolina, se considerarmos as tecnologias de 1ª e 2ª gerações. No Brasil, comemoramos o fato de termos evitado a emissão de 370 milhões de toneladas de CO2 de 2003, quando os carros flex fuel foram lançados, até o presente momento” disse a executiva.

 

Canal-Jornal da Bioenergia com dados da Agência Brasil.

Veja Também

Usina mineira celebra conquista de metas com cafés da manhã

“Café com Irrigação” já conta com sete edições na CRV Industrial Quem não gosta de …