Araraquara recebe filial do Grupo MECAT Inovações Tecnológicas

Print Friendly, PDF & Email

A cidade de Araraquara recebeu na noite de sexta-feira (8) a mais nova filial do Grupo MECAT Inovações Tecnológicas, empresa referência de setores como a agroindústria e setor alimentício, com reconhecimento internacional dos maiores produtores de açúcar, etanol e suco cítrico.

Presente na cerimônia de inauguração da filial, o fundador e presidente do Grupo, Attilio Turchetti, deu as boas-vindas e agradeceu às pessoas que, “por meio do trabalho, se conectaram e o ajudaram a chegar tão longe”.

“Há uma frase de Albert Einstein que carrego comigo como algo muito importante, e que define o caráter do ser humano, que diz ‘na vida é mais importante a imaginação do que o conhecimento’. Porque, quando você tem imaginação, pode correr atrás do seu sonho através da ciência. Sempre tive comigo o fato de não fazer coisas que outras pessoas já tinham feito, e até hoje estamos aqui, fazendo este trabalho”, afirmou o fundador da MECAT, conhecido internacionalmente como “O Inventor do Turbo Filtro”.

Estiveram presentes na cerimônia de inauguração da filial a diretora-administrativa financeira da empresa e esposa de Attilio, Eliana Turchetti; o superintendente do DAAE Araraquara, Donizete Simioni; o diretor regional do CIESP, Bruno Naddeo; e o diretor do SENAI Araraquara, Paulo Sassi, além de autoridades, diretores de usinas, representantes da indústria, empresários, clientes, família e amigos do Grupo MECAT.

O vice-prefeito e secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo de Araraquara, Damiano Neto, destacou a importância da instalação da empresa para o desenvolvimento da cidade. “São cerca de R$ 3 milhões investidos nessa obra, com a previsão de criação de mais de 100 empregos. E neste momento de crescimento da cidade, os negócios visionários como os da MECAT ajudam no fortalecimento da economia e na geração de renda – temas centrais nesse momento de superação da pandemia”, destacou o vice-prefeito, que agradeceu e desejou sucesso ao Grupo.

Vale destacar que o foco da nova unidade está na prestação de serviços em manutenção. Por isso, a escolha por Araraquara para receber a filial foi também pela sua localização. Além de situada no centro do estado de São Paulo, facilitando o acesso a outras regiões, a cidade é um polo industrial, que reúne empresas de diferentes segmentos, e está numa região em que o setor agroindustrial é importante, com destaque para o plantio e processamento de culturas como cana-de-açúcar, citros e eucalipto.

A filial em Araraquara permitirá que os inúmeros clientes da MECAT do interior paulista tenham maior facilidade logística de assistência técnica, com agilidade e equipe técnica altamente capacitada.

SOBRE A MECAT

Conhecida mundialmente pela eficiência e precisão em suas tecnologias, a MECAT é sinônimo de empreendedorismo e inovação. Sob o comando de seu fundador, o empresário visionário Attilio Turchetti, a empresa deu mais um importante passo na sua trajetória de crescimento, instalando em São Paulo mais uma filial.

A MECAT é referência nacional e internacional no desenvolvimento de tecnologias patenteadas para Turbo Filtração e Desidratação de Lodos Industriais no processamento de líquidos para a produção de açúcar, etanol, suco cítrico, reuso de águas industriais e outros.

Para se ter ideia da importância das tecnologias da MECAT, tanto do ponto de vista da produção, como da sustentabilidade, a cada hora, no mundo, mais de 90 milhões de litros de caldo de cana são processados pelo Turbo Filtro na produção de açúcar e etanol, 2 milhões de litros de suco de laranja são processados pelo HT45 e mais de 600 mil litros de águas industriais são reutilizados em diversos processos através do Kompactor.

O Grupo MECAT é premiado nacionalmente pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, com o Prêmio Nacional FINEP de Inovação Tecnológica, ISO 9001, Selo Verde de Responsabilidade Socioambiental, dentre inúmeras outras premiações.

Com matriz localizada em Abadia de Goiás (GO), e unidades em Bebedouro (SP), em Orlando (Flórida, EUA) e Bangkok (Tailândia), o Grupo MECAT amplia sua presença no interior paulista, ao instalar a nova filial em uma das regiões mais prósperas do país.

MECAT: UMA HISTÓRIA DE COMPETÊNCIA E EMPREENDEDORISMO

A inauguração dessa nova unidade no estado de São Paulo faz parte da visão arrojada do Grupo MECAT. Mas essa é uma característica que sempre marcou a história da empresa, que nasceu do empreendedorismo de Attilio Turchetti, um imigrante italiano que escolheu o Brasil como sua pátria. Terra em que fundou a MECAT em 1983.

Hoje, os equipamentos desenvolvidos pela empresa são utilizados em diferentes processos industriais, sendo patenteados e aprovados por um mercado já consolidado em mais de dez países.

O comprometimento da empresa na resolução das demandas da indústria permitiu conceber projetos inovadores, atendendo às exigências de um mercado cada vez mais competitivo. Este perfil permitiu à MECAT realizar projetos de grande escala e fabricar equipamentos disruptivos, que abriram o mercado e geraram patentes registradas no Brasil e nos Estados Unidos.

Com mais de 1.500 equipamentos instalados em diferentes regiões do Brasil e do mundo, a empresa atende ao longo de sua trajetória grandes companhias como Zilor, Raízen, São Martinho, Bunge, BP British Petroleum, Cutrale, Coruripe, Coca-Cola, Cofco, Atvos, Zucarmex, Citrosuco, entre outras. Divulgação