Araraquara recebe filial do Grupo MECAT Inovações Tecnológicas

A cidade de Araraquara recebeu na noite de sexta-feira (8) a mais nova filial do Grupo MECAT Inovações Tecnológicas, empresa referência de setores como a agroindústria e setor alimentício, com reconhecimento internacional dos maiores produtores de açúcar, etanol e suco cítrico.

Presente na cerimônia de inauguração da filial, o fundador e presidente do Grupo, Attilio Turchetti, deu as boas-vindas e agradeceu às pessoas que, “por meio do trabalho, se conectaram e o ajudaram a chegar tão longe”.

“Há uma frase de Albert Einstein que carrego comigo como algo muito importante, e que define o caráter do ser humano, que diz ‘na vida é mais importante a imaginação do que o conhecimento’. Porque, quando você tem imaginação, pode correr atrás do seu sonho através da ciência. Sempre tive comigo o fato de não fazer coisas que outras pessoas já tinham feito, e até hoje estamos aqui, fazendo este trabalho”, afirmou o fundador da MECAT, conhecido internacionalmente como “O Inventor do Turbo Filtro”.

Estiveram presentes na cerimônia de inauguração da filial a diretora-administrativa financeira da empresa e esposa de Attilio, Eliana Turchetti; o superintendente do DAAE Araraquara, Donizete Simioni; o diretor regional do CIESP, Bruno Naddeo; e o diretor do SENAI Araraquara, Paulo Sassi, além de autoridades, diretores de usinas, representantes da indústria, empresários, clientes, família e amigos do Grupo MECAT.

O vice-prefeito e secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo de Araraquara, Damiano Neto, destacou a importância da instalação da empresa para o desenvolvimento da cidade. “São cerca de R$ 3 milhões investidos nessa obra, com a previsão de criação de mais de 100 empregos. E neste momento de crescimento da cidade, os negócios visionários como os da MECAT ajudam no fortalecimento da economia e na geração de renda – temas centrais nesse momento de superação da pandemia”, destacou o vice-prefeito, que agradeceu e desejou sucesso ao Grupo.

Vale destacar que o foco da nova unidade está na prestação de serviços em manutenção. Por isso, a escolha por Araraquara para receber a filial foi também pela sua localização. Além de situada no centro do estado de São Paulo, facilitando o acesso a outras regiões, a cidade é um polo industrial, que reúne empresas de diferentes segmentos, e está numa região em que o setor agroindustrial é importante, com destaque para o plantio e processamento de culturas como cana-de-açúcar, citros e eucalipto.

A filial em Araraquara permitirá que os inúmeros clientes da MECAT do interior paulista tenham maior facilidade logística de assistência técnica, com agilidade e equipe técnica altamente capacitada.

SOBRE A MECAT

Conhecida mundialmente pela eficiência e precisão em suas tecnologias, a MECAT é sinônimo de empreendedorismo e inovação. Sob o comando de seu fundador, o empresário visionário Attilio Turchetti, a empresa deu mais um importante passo na sua trajetória de crescimento, instalando em São Paulo mais uma filial.

A MECAT é referência nacional e internacional no desenvolvimento de tecnologias patenteadas para Turbo Filtração e Desidratação de Lodos Industriais no processamento de líquidos para a produção de açúcar, etanol, suco cítrico, reuso de águas industriais e outros.

Para se ter ideia da importância das tecnologias da MECAT, tanto do ponto de vista da produção, como da sustentabilidade, a cada hora, no mundo, mais de 90 milhões de litros de caldo de cana são processados pelo Turbo Filtro na produção de açúcar e etanol, 2 milhões de litros de suco de laranja são processados pelo HT45 e mais de 600 mil litros de águas industriais são reutilizados em diversos processos através do Kompactor.

O Grupo MECAT é premiado nacionalmente pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, com o Prêmio Nacional FINEP de Inovação Tecnológica, ISO 9001, Selo Verde de Responsabilidade Socioambiental, dentre inúmeras outras premiações.

Com matriz localizada em Abadia de Goiás (GO), e unidades em Bebedouro (SP), em Orlando (Flórida, EUA) e Bangkok (Tailândia), o Grupo MECAT amplia sua presença no interior paulista, ao instalar a nova filial em uma das regiões mais prósperas do país.

MECAT: UMA HISTÓRIA DE COMPETÊNCIA E EMPREENDEDORISMO

A inauguração dessa nova unidade no estado de São Paulo faz parte da visão arrojada do Grupo MECAT. Mas essa é uma característica que sempre marcou a história da empresa, que nasceu do empreendedorismo de Attilio Turchetti, um imigrante italiano que escolheu o Brasil como sua pátria. Terra em que fundou a MECAT em 1983.

Hoje, os equipamentos desenvolvidos pela empresa são utilizados em diferentes processos industriais, sendo patenteados e aprovados por um mercado já consolidado em mais de dez países.

O comprometimento da empresa na resolução das demandas da indústria permitiu conceber projetos inovadores, atendendo às exigências de um mercado cada vez mais competitivo. Este perfil permitiu à MECAT realizar projetos de grande escala e fabricar equipamentos disruptivos, que abriram o mercado e geraram patentes registradas no Brasil e nos Estados Unidos.

Com mais de 1.500 equipamentos instalados em diferentes regiões do Brasil e do mundo, a empresa atende ao longo de sua trajetória grandes companhias como Zilor, Raízen, São Martinho, Bunge, BP British Petroleum, Cutrale, Coruripe, Coca-Cola, Cofco, Atvos, Zucarmex, Citrosuco, entre outras. Divulgação

Veja Também

Rubi S.A. mantém certificação internacional de segurança de alimentos com excelência

Usina em Rubiataba obtém resultado exemplar em auditoria não anunciada da FSSC 22000, reforçando compromisso …