Alesc instala sistema de geração de energia fotovoltaica

Print Friendly, PDF & Email

Obra foi executada pela Quantum Engenharia e tem potência instalada de 254,4 kWp

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) passa a contar com sistema fotovoltaico para geração de energia. A obra foi executada pela Quantum Engenharia, e teve a instalação de 636 módulos fotovoltaicos, de 400 Wp cada um. No total, os módulos vão garantir uma potência de 254,4 kWp. Eles foram distribuídos em uma área de cerca de 1.550 metros quadrados.

A produção anual de energia elétrica na Alesc está estimada em 328.745,00 kWh por ano. De acordo com o gerente do departamento de Solar da Quantum Engenharia, Thiago Müller Martins, o uso da tecnologia irá reduzir em torno de 20% do percentual de energia elétrica consumido pela Alesc.

“O sistema é aliado do bolso e do meio ambiente. O uso de fonte de energia fotovoltaica ajuda a evitar a emissão de gases prejudiciais às pessoas e ao meio ambiente, como o CO², principal responsável pelo efeito estufa”, destaca. No caso da Alesc, o ganho ambiental em um ano será equivalente a deixar de emitir 174 toneladas de CO² na natureza. Para que esse gás fosse retirado na natureza, seria preciso plantar 4.470 unidades de árvores.

Martins ressalta que, ao fomentar o uso de energia solar fotovoltaica, o poder público contribui com a meta brasileira de redução de gases de efeito estufa e com a economia nas suas contas de energia elétrica. “Instituições que apostam nesta fonte reduzem suas despesas e agregam ganhar valores perante a sociedade, como a consciência socioambiental”, acredita.

Com um dos melhores recursos solares do planeta, o Brasil vivencia um crescimento exponencial da tecnologia solar fotovoltaica, com a potência instalada desta fonte limpa, renovável e acessível praticamente dobrando, ano após ano, no país. Para a geração própria de energia solar fotovoltaica, a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) projetou um crescimento de 105% frente ao total já estabelecido até 2021, passando de 8,3 GW para 17,2 GW. Na prática, essa meta já foi ultrapassada em agosto deste ano, conquistando 18 GW, segundo dados da Associação.

 

Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc)

Potência do Sistema: 254,4 kWp

Geração anual: 328.745,00 kWh

Redução anual da emissão de carbono: 174 toneladas

Redução anual do corte de árvores: 4.470 unidades.

Equivalência em km de Carros (neutralização de CO2): 29.011,743 km. (Assessoria)

 

Veja Também

Maturador de ponta é alternativa para mitigar impactos de mudanças climáticas e elevar a qualidade da matéria-prima

Conforme fabricante, solução também resulta em ganhos expressivos de ATR às unidades produtoras de açúcar, …