ABSOLAR elege novo Conselho de Administração e vai intensificar o crescimento da energia solar no Brasil

Print Friendly, Pdf &Amp; Email

Para Ronaldo Koloszuk, presidente reeleito para mais quatro anos, 2022 é o melhor ano para se investir em energia solar, por conta dos aumentos previstos na conta de luz dos brasileiros

Projeções da ABSOLAR apontam que, somente neste ano, a fonte solar deverá gerar mais de 357 mil novos empregos, espalhados por todas as regiões do País, com novos investimentos da ordem de R$ 50,8 bilhões

A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) acaba de eleger seu novo Conselho de Administração para o período de 2022 a 2026. A nova gestão assume a partir de 29 de abril deste ano, com a missão de intensificar o crescimento da energia solar no País, tanto nos projetos de telhados e pequenos terrenos de residências e empresas quanto nos empreendimentos de grande porte que compõem a matriz elétrica nacional.

Absolar Elege Novo Conselho De Administração E Vai Intensificar O Crescimento Da Energia Solar No Brasil - 2Com chapa única, Ronaldo Koloszuk foi reeleito para mais quatro anos à frente da presidência do Conselho de Administração da entidade e será acompanhado por um time diversificado e abrangente de conselheiros de diferentes elos produtivos do setor no Brasil.

O Conselho de Administração da ABSOLAR é responsável pelo planejamento estratégico das ações da associação, definição das diretrizes de atuação da entidade frente a seus interlocutores, como governo, mídia, ONGs e instituições setoriais, entre outros, assim como pela definição das metas de curto, médio e longo prazos.

O colegiado possui composição diversificada e abrangente, incluindo empresas atuantes nos segmentos de geração própria de energia, de usinas de grande porte de geração centralizada, da cadeia produtiva (fabricantes), de geradoras de energia elétrica, de consultorias e do mercado financeiro.

“O mercado solar fotovoltaico brasileiro passa por um crescimento acelerado, repleto de oportunidades, mas também de novos desafios. O Conselho de Administração trabalhará para que a ABSOLAR – com todo seu conhecimento técnico, expertise setorial, inteligência de mercado e destacada relevância nacional e internacional – permaneça atuando como a autoridade fotovoltaica de referência. Isso acontece tanto no diálogo com o governo – contribuindo para o desenvolvimento de novas políticas públicas e programas de desenvolvimento da energia solar fotovoltaica -, quanto junto às empresas do setor, oferecendo novos benefícios e serviços aos associados”, aponta Koloszuk.

“Vale destacar que o ano de 2022 promete ser o melhor da última década e se configura como o momento ideal para se investir em energia solar, por conta dos novos aumentos já previstos na conta de luz dos brasileiros e do período de transição previsto na nova lei da geração própria de energia. Aos consumidores que instalarem um sistema solar no telhado até janeiro de 2023 ela garante a manutenção das regras atuais até 2045. Assim, projeções da ABSOLAR apontam que, neste exercício, a fonte solar fotovoltaica deverá gerar mais de 357 mil novos empregos, espalhados por todas as regiões do País. Os novos investimentos privados no setor poderão ultrapassar a cifra de R$ 50,8 bilhões em 2022, somando os segmentos de geração própria em telhados e pequenos terrenos e os empreendimentos de grande porte”, acrescenta.

Para o CEO da ABSOLAR, Rodrigo Sauaia, responsável pela gestão executiva e representação institucional da entidade, o novo conselho traz uma combinação positiva e sinérgica entre experiência e novas propostas, contribuindo para o amadurecimento interno da entidade e a inserção, desenvolvimento e democratização da energia solar juntos aos cidadãos brasileiros.

 

 

Conselho de Administração da ABSOLAR – 2022-2026

CARGO NOME EMPRESA ASSOCIADA
Presidente Ronaldo Koloszuk Solar Group
Vice-Presidente Marcio Trannin Sunco Energy
Vice-Presidente Geração Distribuída Barbara Rubim Bright Strategies
Vice-Presidente Financiamento Camila Ramos CELA – Clean Energy Latin America
Vice-Presidente Cadeia Produtiva Nelson Falcão Flextronics
Vice-Presidente Geração Centralizada Ricardo Barros LightSouce Brasil
Conselheiro Regional Centro-Oeste Guilherme Susteras Sun Mobi
Conselheiro Regional Nordeste Marcio Takata Greener
Conselheiro Regional Norte Priscila Lino Elera Renováveis
Conselheiro Regional Sudeste Rodolfo Meyer Portal Solar
Conselheiro Regional Sul Rodrigo Kimura AXS Energia
Conselheiro Afonso Aguilar Alubar Energia
Conselheiro Gustavo Vajda Canadian Solar
Conselheiro Harry Schmelzer WEG
Conselheiro Luis Pita Atlas Brasil
Conselheiro Markus Vlasits NewCharge
Conselheiro Pedro Fiuza Servtec
Conselheiro Pedro Mateus Faro Energy
Conselheiro Rodolfo Molinari Órigo
Conselheiro Rodrigo Marcolino Axis
 

Conselho Fiscal da ABSOLAR  – 2022-2026

 

Presidente Daniel Pansarella Trina Solar
Conselheiro Fiscal Efetivo Wellington Bernardo Dinâmica Energia
Conselheiro Fiscal Efetivo Rodrigo Pedroso Pacto Geração
1° Suplente Bruno Catta Preta Genyx Solar
2° Suplente Jonas Becker Eco Soluções
3° Suplente Camila Nascimento Win

(Assessoria de imprensa)

 

 

Veja Também

O que há de novo na Fenasucro & Agrocana 2022?

Edição deste ano, que foca o tema da sustentabilidade, reúne inovações que pretendem, em breve, …