A realidade da geração de energia elétrica por fontes renováveis no Brasil

A cada ano que passa a geração de energia elétrica por fontes renováveis ajuda mais ainda o Brasil a manter uma matriz energética limpa, segura e economicamente competitiva, fortalecendo sua posição global na transição para um futuro sustentável. Vale destacar que em 2024, a matriz elétrica brasileira atingiu 88,2% de participação de fontes renováveis na geração total de energia elétrica, mantendo o país entre os líderes mundiais na geração limpa. Entre as fontes renováveis, a energia eólica e a solar fotovoltaica tiveram destaque, respondendo juntas por 24% da geração elétrica do país, sendo que a solar fotovoltaica correspondeu a 51,87% da nova capacidade instalada, e a eólica, 39,26%.

A capacidade instalada total do país atingiu 208,9 GW, sendo que 84,95% dessa potência é proveniente de fontes renováveis, segundo dados da ANEEL. Além de hidrelétricas, grandes responsáveis pela matriz renovável, houve crescimento expressivo na micro e minigeração distribuída solar, que gerou 41.006 GWh em 2024, equivalente a 5,6% da geração total brasileira. Em 2024, foram instaladas 301 novas usinas em 16 estados brasileiros, com destaque para Minas Gerais, Bahia e Rio Grande do Norte em capacidade adicionada.

Esse elevado percentual também contribui para manter as emissões do setor elétrico em níveis muito baixos, com uma média de 59,9 kg de CO2 equivalente emitidos por MWh gerado, um valor inferior a países desenvolvidos.

Neste ano 

A tendência é de consolidação da matriz elétrica renovável acima dos 88% no Brasil este ano, possivelmente ficando entre 89% a 90%, refletindo a política de descarbonização e o cenário de aumento da capacidade instalada das fontes limpa.

Futuro

O Brasil tem grande potencial para ampliar ainda mais sua produção de energias limpas, explorando melhor fontes como solar e hidrogênio verde. A experiência com biocombustíveis, especialmente etanol derivado da cana-de-açúcar, é reconhecida globalmente, conferindo ao país vantagem tecnológica e diplomática.
O crescimento do setor tem atraído investimentos, inclusive estrangeiros, e contribui para geração de empregos, especialmente em áreas rurais.
Canal -Jornal da Bioenergia

Veja Também

Cenários atuais e futuros da energia solar no Brasil

Com avanços tecnológicos significativos e interesse crescente por parte do consumidor, o setor de energia …