Perdas na indústria impactam resultados nas usinas

As perdas na área industrial têm impactado de forma contundente o resultado de muitas usinas e destilarias. Saber mensurar estas perdas e discutir ainda alternativas para a minimização de seus impactos, são algumas alternativas que se mostram eficazes para melhorar o rendimento das unidades, aumentando assim a competitividade do setor, cujas margens se mostram bastante apertadas.

Visando trazer aos participantes da área industrial subsídios importantes para o diagnóstico das perdas e opções de como reverter este quadro, a sala Industrial do 8º Congresso Nacional da Bioenergia trará aos presentes palestras e discussões que serão importantes para a aplicação no dia a dia das unidades. O Congresso acontece nos dias 11 e 12 de novembro, em Araçatuba/SP, e deve reunir grandes profissionais do setor.

O diretor executivo de produção do Grupo Raízen, Antônio Alberto Stuchi será o moderador de dois painéis específicos sobre açúcar. Uma das palestras desta sala temática será do diretor presidente da STAB, José Paulo Stupiello e da professora da FCAV/Unesp, Márcia Mutton, que discutirão em momentos diferentes, o tema “Qualidade da matéria-prima e consequências nos processamentos: áreas de vinhaça e remoção de impurezas no processamento do açúcar”.

A “Operação dos equipamentos de preparo e moagem de cana”, será o tema da palestra do consultor da Delfini Consultoria e Projetos Industriais, Paulo Delfini. Depois, será a vez do consultor da Ericson Marino Consultoria, Ericson Marino, apresentar o tema “Fabricação de açúcar, problemas atuais e soluções”.

No segundo dia do evento, o químico industrial, Adalberto Voltarelli discute o tema “Metodologia de amostragem e analítica da fabricação do açúcar e do álcool X Perdas indetermináveis”. Na sequência, o sócio-diretor da Helamin, Christian Arthur Hanssen apresentará o tema “Aminas filmadoras (FFA), impacto em caldeiras (estrutura metálica da superfície evaporadora); Diagnósticos de instituições internacionais (EPRI, VGB)”.

Ainda nesta sala haverá uma apresentação sobre “A importância do reuso de água dos processos industriais” e a “Evaporação de caldo – Conceitos e estado da arte”, apresentados pelo gerente industrial da Odebrecht Polo São Paulo, Cristiano Azeredo e pelo diretor da P.A.Sys Engenharia, Pedro Eduardo Pinho de Assis, respectivamente.

Confira a programação completa desta sala temática clicando aqui. O conteúdo das demais salas temáticas podem ser lidos clicando aqui.

Para se inscrever no Congresso Nacional da Bioenergia, clique aqui. Dúvidas ou mais informações nos contatos (18) 2103-0528 ou pelo e-mail [email protected]. Usinas associadas à UDOP terão direito a 17 inscrições isentas cada.

Realização e apoio

O 8º Congresso Nacional da Bioenergia é realizado pela UDOP e pela STAB – Sociedade dos Técnicos Açucareiros e Alcooleiros do Brasil, com promoção da UniUDOP – Universidade Corporativa da UDOP. O Congresso tem ainda o apoio institucional daAlcopar, BioSul, Orplana, Siamig, Sifaeg, Sindalcool/MT, Fórum Nacional Sucroenergético e Unisalesiano.

O evento tem o apoio cultural das empresas: Bayer CropScience, Beta Renewables,Case IH, CTC, Deloitte, DuPont, Fácil System, FMC, GE, Global, Helamin, NexSteppe,Odebrecht, Raízen, São Francisco Saúde, Syngenta, Valtra e Vígnis.

Como mídia parceira atuam os órgãos de imprensa: CanaOnline, Canal – Jornal da Bioenergia, Revista Canavieiros, Revista Stab, Revista Terra & Cia, Revista Biomassa BR, Revista Amazônia e Editora Gazeta.

Serviço:

8º Congresso Nacional da Bioenergia
Data: 11 e 12 de novembro
Local: Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSalesiano
Rod. Senador Teotônio Vilela, 3.821, km 8,5 – Jardim Alvorada – Araçatuba/SP
Inscrições: no portal UDOP (www.udop.com.br) ou clicando aqui
Mais informações: (18) 2103-0528 ou [email protected]

 Agência UDOP de Notícias

Veja Também

Usina mineira celebra conquista de metas com cafés da manhã

“Café com Irrigação” já conta com sete edições na CRV Industrial Quem não gosta de …