André Ribeiro, da Powersafe, integra time de coordenação da ABSOLAR em São Paulo para ampliar projetos no setor de energia solar

Gerente de operações responsável pela área de renováveis da Powersafe Baterias Especiais, executivo assume com a missão de reforçar o trabalho setorial em prol da tecnologia fotovoltaica, armazenamento energético e demais soluções sustentáveis

Rodrigo Sauaia, presidente executivo da ABSOLAR, e André Ribeiro, gerente de renováveis da Powersafe, que integra o time de coordenação estadual da entidade em SP

André Ribeiro, gerente de operações responsável pela área de renováveis da Powersafe, fabricante brasileira de baterias e sistemas de energia, acaba de ser nomeado para o time de coordenadores estaduais da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR). O executivo inicia uma atuação em São Paulo, ao lado do atual coordenador Pedro Drumond, CEO da RH Renováveis. A proposta é ampliar a colaboração regional no desenvolvimento de políticas públicas, novos projetos e avanços do setor solar fotovoltaico no território paulista.

Engenheiro de formação e com MBA em gestão de negócios pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Ribeiro assume também com a proposta de promover o crescimento econômico e a transição energética no estado a partir da expansão das tecnologias sustentáveis na geração e estocagem de energia.

O executivo possui ampla experiência no setor de energias renováveis, com atuação intensa na área de armazenamento de energia, liderando equipes comercial, de engenharia e marketing em projetos estratégicos de alto impacto. Nos últimos anos, a atuação tem sido direcionada para uma gestão orientada por tecnologia, explorando integrações de sistemas (ERP, MES), Indústria 4.0, inteligência artificial aplicada à manufatura e soluções digitais que elevam a competitividade e a eficiência das operações.

Atualmente, São Paulo é protagonista na geração própria solar entre os estados brasileiros, registrando maior potência instalada da fonte em telhados, pequenos negócios e terrenos. Segundo recente mapeamento da ABSOLAR, a região acaba de ultrapassar a marca 5,9 gigawatts em operação nas residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos.

O estado possui mais de 613 mil conexões operacionais, que beneficiam mais de 895 mil consumidores de energia elétrica com redução na conta de luz, maior autonomia e confiabilidade elétrica. Desde 2012, a geração própria solar já proporcionou à São Paulo a atração de R$ 26,7 bilhões em investimentos, geração de mais de 177 mil empregos e a arrecadação de R$ 8 bilhões aos cofres públicos.

Para André Ribeiro, o estado paulista possui um enorme potencial de desenvolvimento das tecnologias de armazenamento energético, tanto no setor de geração quanto em transmissão e distribuição. “O estado tem tudo para liderar também o uso de baterias em residências, comércios, indústrias e propriedades rurais”, comenta. (Assessoria)

Veja Também

Seca e incêndios afetam canaviais no Vale do São Patrício em Goiás

Rubi S.A. e CRV Industrial reforçam que colheita é feita sem uso do fogo e …