TTS Energia constrói usina solar para primeiro centro tecnológico da Henkel na América Latina

Com sede em Jundiaí (SP), o complexo abrigará um ecossistema de inovação em tecnologias adesivas, com a TTS Energia responsável pela instalação de dois sistemas fotovoltaicos em parceria com a Athié Wohnrath

A TTS Energia, empresa de engenharia e construção de usinas solares no Brasil, é responsável pela implementação do sistema de energia solar no primeiro centro tecnológico da Henkel na América Latina. A iniciativa, realizada em parceria com a Athié Wohnrath, especializada em construções sustentáveis, contempla a instalação de mais de 580 módulos fotovoltaicos (painéis solares). O sistema fotovoltaico será dividido em duas miniusinas: uma instalada na laje do edifício e outra sobre a cobertura do estacionamento (carport). Juntas, as estruturas terão uma potência instalada de aproximadamente 360 kilowatts (kWp).

Com sede em Jundiaí, o novo complexo da Henkel, líder global em adesivos, selantes e tratamento de superfícies, se destaca pela incorporação de soluções sustentáveis, como o uso de madeira engenheirada e a geração própria de energia solar.

Chamado de Henkel Inspiration Center Jundiaí, o espaço vai abrigar um ecossistema colaborativo para o desenvolvimento de inovações e soluções para a unidade de negócios de tecnologias adesivas (Adhesive Technologies), além de ser um centro de treinamento, capacitação e interação com clientes e parceiros na região. A inauguração do centro está prevista para o primeiro trimestre de 2026.

Quando pronto, o Henkel Inspiration Center Jundiaí deve obter a certificação LEED Gold, que atesta a adoção de práticas de construção sustentável e a redução do impacto ambiental dos edifícios.

“Ter um sistema fotovoltaico instalado traz uma nota ainda maior para a obtenção desse reconhecimento e o projeto da TTS Energia atende perfeitamente parte dessas premissas, além de trazer economia e sustentabilidade às operações na Henkel, reforçando as políticas de ESG da companhia”, comenta Jacques Hulshof, diretor executivo da TTS Energia.

A Athié Wohnrath desempenha um papel crucial na execução deste projeto inovador, responsável pela integração das características estruturais que utilizam madeira engenheirada – uma abordagem que não apenas promove a sustentabilidade, mas também redefine os padrões construtivos na indústria. (Assessoria TTS Energia)

 

Veja Também

CRV Industrial promove inclusão feminina com projeto “Mulheres na Condução”

Iniciativa pioneira reforça os compromissos de diversidade, equidade de gênero e sustentabilidade social no setor …