TTS Energia apresenta solução zero-grid para ampliar uso de energia solar e preservar a rede elétrica no Brasil

Diretor da empresa traz no congresso da Eletrotec, durante a The Smarter E South America, que acontece em SP neste mês, os diferenciais da tecnologia como alternativa para reduzir custos com energia elétrica sem comprometer a qualidade da rede das distribuidoras

Rui Esteves, Diretor de Qualidade & Inovação da TTS Energia

A TTS Energia, empresa de engenharia e construção de usinas solares no Brasil, vai apresentar na Eletrotec, congresso integrante da The Smarter E South America – um dos maiores eventos de energia solar e novas tecnologias do mundo, que acontece em São Paulo neste mês – as novas soluções de sistemas fotovoltaicos chamados de zero-grid, que não utilizam a rede elétrica para injeção de energia.

Na ocasião do evento, o Diretor de Qualidade & Inovação da TTS Energia, Rui Esteves, fará uma palestra no dia 27 de agosto, às 9h40, durante a sessão “Energia Solar Fotovoltaica e Armazenamento de Energia” da Eletrotec + EM – Power South America, sobre as vantagens e benefícios da tecnologia para redução de custos com energia elétrica sem comprometer a qualidade da rede das distribuidoras, mesmo diante do forte crescimento da geração distribuída no Brasil e das negativas de novos projetos sob alegação de inversão de fluxo de potência.

A proposta da palestra é mostrar como o zero-grid tem se consolidado como uma alternativa inovadora para consumidores e empresas que buscam eficiência energética sem causar impactos à infraestrutura do setor elétrico.

Atualmente, a TTS Energia possui mais de 10 megawatts (MW) de projetos fotovoltaicos implantados com a tecnologia zero-grid em diferentes localidades do Brasil. Na apresentação, o especialista vai abordar questões técnicas relacionadas à integração da solução às redes; aspectos regulatórios que influenciam sua aplicação no mercado brasileiro; cases de sucesso que demonstram os resultados obtidos pelos clientes e recomendações práticas para empresas interessadas em adotar a tecnologia.

“O crescimento da geração distribuída exige soluções inteligentes que conciliem inovação, sustentabilidade e confiabilidade técnica. O zero-grid é um caminho estratégico para garantir a expansão segura e eficiente desse mercado no Brasil”, comenta Esteves. “A participação da TTS Energia na Eletrotec reforça o posicionamento da empresa como referência em qualidade, inovação e sustentabilidade no setor elétrico, apoiando a transição energética e a consolidação das renováveis no País”, acrescenta.

Segundo mapeamento da TTS Energia, feito com base em balanços oficiais da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o uso da geração própria de energia solar nas empresas e indústrias cresceu 9,7% no primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2024. No total, 169 mil novas companhias aderiram à tecnologia fotovoltaica para abastecimento energético entre janeiro e junho de 2025, ante as 154 mil adesões verificadas no exercício anterior.

As instalações fotovoltaicas para companhias de comércio, serviços e indústrias no primeiro semestre deste ano somam 1,5 gigawatt (GW), com mais de 42 mil novos sistemas solares instalados em telhados, coberturas e pequenos terrenos. (Assessoria)

Veja Também

Cemig supera 2.500 clientes no Mercado Livre de Energia varejista no 1º semestre e consolida liderança

Empresa conquista mais de 100 novos clientes por mês no segmento e proporciona economia de …