Cemig é a 1ª comercializadora varejista a superar 2 mil clientes no Mercado Livre

Companhia atinge um volume acumulado de 173,6 megawatts médios

A Cemig segue quebrando marcas no Ambiente de Contratação Livre (ACL) e foi a primeira comercializadora varejista a superar 2 mil clientes no Brasil. O número foi conquistado em fevereiro e os dados foram divulgados nesta sexta-feira (11/4) pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

Ao todo, a Cemig possui 2.069 clientes e o volume acumulado de 173,6 MWm (megawatts médios). Em relação a energia entregue no segmento varejista, a companhia teve um acréscimo de 25,3 MWm em relação a janeiro de 2025.

Com liderança no Mercado Livre desde os anos 2000, a Cemig detém cerca de 15% de participação no segmento atacadista. A ampliação para os clientes do Grupo Tarifário A, aqueles atendidos em média e alta tensão, fez a empresa lançar o energialivre.cemig.com.br, primeiro e-commerce do setor no Brasil. Essa plataforma permite simulações e contratações 100% online.

De acordo com Sérgio Lopes, vice-presidente de Comercialização da Cemig, tradição, credibilidade e soluções inovadoras são fatores-chave para manter a liderança no setor.

“A abertura do Mercado Livre de Energia para todos os clientes do grupo A exigiu repensar e modernizar a experiência do cliente. Vemos nossos clientes como parceiros estratégicos e o foco principal de nossa atuação”, explica.

Dessa forma, a Cemig apostou em tecnologias digitais, integrou canais de comunicação e fortaleceu o papel dos gerentes de conta, que agora atuam como consultores especializados para guiar os clientes na transição do mercado cativo para o Mercado Livre de Energia. O objetivo da companhia é tornar a jornada do cliente mais fluida, transparente e alinhada às demandas de um mercado em constante transformação.

Sobre o Mercado Livre de Energia
No Mercado Livre de Energia, a negociação é conduzida diretamente entre as comercializadoras e geradores e os clientes do Grupo Tarifário A, independentemente do volume de energia consumido.

Desde janeiro de 2024, todos os consumidores do Grupo A, conectados à média ou alta tensão, podem adquirir energia no Ambiente de Contratação Livre (ACL). Esse modelo, já consolidado em países como Estados Unidos, Japão, Alemanha, Coreia do Sul, Reino Unido e França, oferece aos consumidores maior flexibilidade e autonomia na escolha das melhores condições de fornecimento de energia. (Cemig)

Veja Também

CRV Industrial de Capinópolis realiza Semana da Qualidade com foco no tema mundial “Pense Diferente”

Ações envolveram campo e indústria, com palestras, quiz e gincana que reforçaram boas práticas, segurança …