Votação da regulamentação da Lei 14.300 sobre Geração Distribuída é adiada pela Aneel

INEL e entidades representativas do setor apresentam pontos de atenção e agência retira item da pauta. Votação deve ocorrer na próxima semana

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) adiou para a próxima semana a votação da resolução que estabelece a regulamentação da Geração Distribuída. A decisão foi tomada após debates com lideranças do setor de energia limpa na reunião da diretoria da agência, realizada nesta terça-feira (31), em Brasília. Representantes do Instituto Nacional de Energia Limpa(Inel) fizeram a sustentação oral dos argumentos, seguidos de outras entidades, para apresentar as principais questões urgentes a serem endereçadas na Lei 14.300 para o desenvolvimento do setor.

Os secretários de Energia Solar e de Assuntos Regulatórios do Inel, Ricardo Costa e Lucas Pimentel abriram o painel de discussão na reunião do colegiado e apontaram pontos relevantes da minuta da resolução apresentada pela Aneel. As apresentações contribuíram decisivamente para a retirada de pauta e adiamento da votação para ampliação do debate sobre as novas regras para a geração distribuída.

Os pontos elencados pelos dois porta-vozes do Inel tratam da necessidade da agência em alterar o entendimento sobre a suspensão do prazo de 120 dias para a construção da geração distribuída e injeção de energia no sistema em razão de quaisquer pendências da distribuidora, evitando-se riscos de perda de “direito adquirido” pelos consumidores; da necessidade de regulamentar a aplicação de prazo de saneamento nos projetos de geração distribuída que possuam vícios sanáveis; e sobre a não aplicação da restrição de alteração de beneficiários da geração compartilhada apenas a cada 180 dias.

Segundo o secretário de Energia Solar do Inel, Ricardo Costa, o item que trata dos 180 dias para alteração de beneficiários já foi acatado pela diretoria da Aneel. Os demais serão analisados e debatidos com setor antes da votação prevista para a próxima semana. Estiveram presentes também à reunião da diretoria da Aneel, em Brasília, o presidente do Inel, Heber Galarce e a Diretora Jurídica do instituto,  Marina Meyer Falcão. (Assessoria)

Veja Também

Freepik

Capacidade instalada de energia solar segue avançando no Brasil

Levantamento recente da Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica) mostra que a geração de …