3 mitos e 3 verdades sobre energia solar por assinatura no Brasil

O modelo tem crescido no país e mais de 4 milhões de lares são abastecidos pela geração própria de energia solar

O Brasil é uma potência quando o assunto é energia solar, e os brasileiros têm se rendido a esta modalidade de geração de eletricidade cada dia mais, principalmente diante de um cenário com contas de luz mais caras e bandeiras tarifárias. De acordo com um levantamento da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), em agosto, o país chegou à marca de 4 milhões de unidades consumidoras abastecidas pela geração de energia solar em seus próprios imóveis ou através da modalidade de “energia por assinatura”* (geração distribuída de energia).

A energia solar por assinatura é especialmente adequada para consumidores que não podem instalar painéis solares em seus próprios imóveis por qualquer que seja o motivo. “O modelo de energia por assinatura seguirá crescendo e sabemos que o potencial desse mercado é gigante, o que continuará a impulsionar a geração solar no Brasil, onde já representa a segunda maior fonte de geração, com 17% da matriz elétrica”, conta Marciliano Freitas, CEO da Desperta Energia, empresa focada em soluções de energia com atuação no segmento de energia por assinatura.

Entretanto, ainda existem alguns mitos que confundem os consumidores, principalmente quando falamos sobre energia por assinatura. Pensando nisso, aqui estão os 3 mitos e as 3 verdades mais populares sobre o modelo, para esclarecer as principais dúvidas do público:

A energia solar por assinatura traz algum risco para o meu fornecimento de energia

FALSO – A energia solar por assinatura não traz risco nenhum ao fornecimento de energia. Isso ocorre porque a distribuidora continua sendo responsável pela infraestrutura da rede elétrica, e apenas compensa contabilmente na conta dela os créditos de energia que você consumiu através da energia por assinatura. E se por qualquer motivo você não for suprido de créditos de energia pela energia por assinatura para equivaler ao seu consumo, automaticamente a distribuidora de energia te cobrará (na tarifa dela) a diferença. Ou seja, não muda absolutamente nada em sua infraestrutura ou na forma como você recebe a energia, apenas muda para quem você está pagando o consumo, nada mais. 

A energia solar por assinatura deixa minha conta de luz mais barata

VERDADE – Com a energia solar por assinatura, os consumidores podem reduzir suas contas de energia elétrica, geralmente economizando entre 10% e 20% em comparação com a tarifa convencional. Isso acontece porque a energia solar gerada nas usinas e creditas a você possui custo de geração menor do que o valor da tarifa da concessionária, representando um benefício para seu bolso.

Preciso gastar dinheiro, fazer alguma obra, ou modificação em minhas instalações para assinar energia

FALSO – Ao assinar energia solar, não há necessidade de gastar dinheiro com obras ou modificações na sua residência, ou empresa. A assinatura de energia solar funciona de maneira remota, ou seja, a energia é gerada em uma usina locada em outra área que não a de seu imóvel, e é creditada a você contabilmente, reduzindo a energia que a distribuidora lhe cobra Você apenas assina um contrato e passa a receber créditos pela energia gerada pelas usinas solares, que possuem custo menor que o custo da tarifa cobrada pela distribuidora. Portanto, nenhuma instalação física, alteração ou adaptação ao seu sistema elétrico é necessária, basta a simples assinatura digital de contrato de adesão à energia por assinatura.

A energia solar por assinatura torna a conta de luz mais estável no longo prazo

VERDADEIRO – Ao aderir à energia por assinatura, em geral as empresas deste segmento não repassam ao consumidor os custos adicionais de bandeiras e encargos que, infelizmente recorrentemente, são impostos aos consumidores. Desta forma quem adere à energia solar por assinatura não enfrentará os altos e baixos da conta quando dos momentos de ocorrência destes valores adicionais na conta. Mas é bom checar as regras específicas que lhe são oferecidas para aderir à energia por assinatura para assegurar que você não será repassado os valores adicionais das bandeiras tarifárias.

Preciso fazer algum compromisso de fidelidade ou concordar com alguma multa para caso eu cancele a assinatura de energia

FALSO – A maioria das empresas que oferecem energia solar por assinatura no Brasil não exige fidelidade ou aplica multas em caso de cancelamento. Os contratos são geralmente flexíveis, permitindo que você cancele a assinatura sem penalidades, se desejar. Isso facilita a adesão ao serviço sem preocupações com compromissos a longo prazo ou custos adicionais caso decida interromper o serviço.

A energia solar é uma das opções mais sustentáveis para preservar o meio ambiente

VERDADEIRO – Ao optar por energia solar por assinatura, você está apoiando a geração de energia limpa e renovável, o que ajuda a reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Isso significa que, além de economizar dinheiro, você também está contribuindo para a preservação do meio ambiente e para a sustentabilidade do planeta.

*A energia solar por assinatura é baseada nos termos da geração compartilhada de energia, modalidade regulamentada através da Lei Federal 14.300/2022 e Resoluções Normativas 1.000/2021 e 1.059/2023 da ANEEL. Ao contratar a energia solar por assinatura da Desperta Energia, o cliente adere a um consórcio de consumidores de energia, o qual é possuidor ou proprietário de usinas solares que geram energia em benefício de seus membros.  (Assessoria  Desperta Energia)

Veja Também

Com 47 GW no Brasil, energia solar evitou 57 milhões de toneladas de CO2

De acordo com a ABSOLAR, setor fotovoltaico acumula mais de R$ 217,8 bilhões em investimentos …