Home » Energia » Workshop sobre cenários de longo prazo para energia limpa
tarifa branca
ilustração

Workshop sobre cenários de longo prazo para energia limpa

Print Friendly, PDF & Email

O Ministério de Minas e Energia (MME) sediou o workshop “Cenários de Longo Prazo para Transição de Energia Limpa na América Latina” nos dias 25 e 26 de fevereiro. O evento foi organizado pelo MME e pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e faz parte da campanha “Clean Energy Ministerial” da Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA). O objetivo da campanha é promover o melhor uso e adoção mais ampla de cenários de energia no planejamento energético.

Durante o workshop, os temas abordados se resumiram às discussões em torno das melhores práticas para o planejamento de cenários energéticos de longo prazo, como: uso de cenários energéticos de longo prazo (Long-Term Energy Scenarios – LTES) para a tomada de decisões; desenvolvimento e melhoria dos cenários energéticos de longo prazo (LTES) para a transição energética; e abordagens de capacitação para o desenvolvimento de cenários baseados em modelos.

O evento reuniu representantes de governo, empresas e órgãos de estudos e pesquisa do Brasil como: Ministério da Economia (ME), Ministério das Relações Exteriores (MRE), Petrobrás, Eletronuclear, PSR – Energy Consulting and Analytics, EPE, Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (CEPEL), Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Fundação Getulio Vargas (FGV), Mackenzie, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade de São Paulo (USP).

Órgãos estrangeiros e multilaterais também participaram do workshop, foram eles: representantes de Ministérios da pasta de energia do Chile, Argentina, Paraguai e Uruguai; Instituto de Pesquisa Geológica e de Energia do Equador; Fundação Bariloche da Argentina e representantes da IRENA, com sede em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos; da Organización Latinoamericana de Energía (OLADE), com sede em Quito, no Equador; e do World Energy Council, com sede em Londres, no Reino Unido. MME