Home » Empresas e Mercado » Tereos e Scania apresentam ônibus que circula com novo biocombustível durante a COP 21

Tereos e Scania apresentam ônibus que circula com novo biocombustível durante a COP 21

Print Friendly, PDF & Email

No último sábado (5/12), a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, apresentou mais uma das inovações na luta contra o aquecimento global, principal tema de discussão na 21ª Conferência das Partes (COP 21), e levou seus convidados da “Cúpula de Prefeitos para a COP 21” para um passeio em um ônibus movido a um novo tipo bioetanol, derivado de resíduos vegetais e produzido pela Tereos na bacia parisiense. O motor do veículo foi desenvolvido pela Scania.

O automóvel foi denominado de “Ônibus do Clima” e utiliza um novo conceito de combustível limpo, composto por até 95% de bioetanol derivado de resíduos de plantas que sobram da fabricação de açúcar e por 5% de um aditivo não petrolífero. O aproveitamento de sobras da produção segue a linha da economia circular, uma das atividades presentes nas unidades industriais do Grupo Tereos.

Semelhante ao etanol brasileiro, produzido a partir da cana-de-açúcar, este novo biocombustível desenvolvido na França pela Tereos reduz em até 90% as emissões de gases poluentes se comparado a um motor movido a diesel. Além disso, também não emite nenhuma partícula fina durante o processo de queima no motor do veículo.

“O etanol é um biocombustível que pode ser produzido localmente e em grande escala a partir de resíduos de matérias-primas agrícolas. Estamos muito satisfeitos com a parceria com a cidade de Paris e a Scania para apresentar este ônibus que utiliza 95% de energia renovável”, ressalta Alexis Duval, Presidente do Grupo Tereos.

A parceria entre Scania e Tereos foi uma iniciativa por ocasião da COP 21 para apresentar a visão compartilhada de energia renovável de ambas as companhias. “O etanol é um dos combustíveis renováveis mais viáveis para o transporte urbano. Ele pode contribuir, desde já e de uma maneira muito simples, para o estabelecimento de um sistema de transportes sustentável”, destaca Mats Gunnarsson, Presidente e Diretor Geral da Scania France. Assessoria de imprensa