"http://www.canalbioenergia.com.br/wp-content/uploads/2018/11/Marca-650x90-NOV-2018.jpg" />
Home » Energia » Tecnologias e serviços para a expansão das energias renováveis estarão presentes Smart Energy e GreenBuilding Brasil

Tecnologias e serviços para a expansão das energias renováveis estarão presentes Smart Energy e GreenBuilding Brasil

Print Friendly, PDF & Email

Para apresentar serviços e produtos para a expansão das energias renováveis, assim como tecnologias para tornar o consumo energético mais eficiente, empresas desse setor estarão presentes na exposição da Conferência Smart Energy e GreenBuilding, Conferência Smart Energy e GreenBuilding Brasil, que reúne a 5ª Smart Energy CIEI&EXPO, a 9º GBC Expo Brasil – Greenbuilding Brasil Conferência Internacional & Expo e o Fórum de Eficiência Energética da Ashrae, entre os dias 5 e 7 de novembro, no Salão Principal do CIETEP/FIEP, em Curitiba.

A Copel estará presente mostrando suas tecnologias para monitoramento da rede elétrica e serviços ligados às energias renováveis que acabaram de ser lançadas no Paraná.  “São mecanismos que já acontecem em alguns países mais desenvolvidos e, em muitos, as concessionárias de energia estão à frente, ampliando e modernizando os serviços que oferecem à população”, comenta Jonel Iurk, presidente da Copel.

Um desses lançamentos é a Eletrovia, um conjunto de oito eletropostos da Copel no trajeto de Paranaguá a Foz do Iguaçu, onde veículos elétricos podem ser recarregados gratuitamente, pois não existe ainda no Brasil uma regulamentação para a cobrança da energia fornecida nestes postos. A empresa ainda mostrará seu projeto de instalação de medidores inteligentes de energia em Ipiranga e um novo Mapa Solar, que fornece informações sobre a incidência de raios solares no Paraná, além de dados importantes sobre a geração de energia pelo sol.

Outra empresa voltada às energias renováveis que participará da exposição é a FAAD Energy, que executa projetos de usinas de geração de energia limpa aos consumidores interessados em gerar a própria energia, construindo usinas geradoras de energia e alugando os equipamentos ao cliente que, mensalmente pagam pela locação, enquanto passam a ter sua própria energia gerada. “O modelo consiste em tornar a energia fotovoltaica acessível às empresas sem que elas tivessem que aprender a serem donas de usinas, sem ter que se incomodar com projetos, licenças, compra de equipamentos e, principalmente, sem ter que colocar a mão no bolso”, explica Fernando Augusto Filho, Chairman da FAAD Energy.

Atualmente, a empresa está construindo em Palmeira, nos Campos Gerais, o primeiro complexo fotovoltaico privado do país, e o primeiro a operar em minigeração distribuída, no qual cada um gera sua própria energia e pode alugar o excedente.

Serviços para expandir o uso de fontes alternativas de energia na área rural também estarão presentes na exposição com a Cresol, sistema de cooperativas de crédito, que disponibiliza soluções financeiras, incluindo produtos voltados ao financiamento de energias renováveis.

Já para quem procura equipamentos para geração de energia solar, poderá conhecer os produtos da Premium Solar, que incluem uma linha completa composta de painéis fotovoltaicos, inversores, cabeamento, baterias, conectores e demais acessórios para aqueles instaladores que estão envolvidos nos lucrativos projetos de energia solar. A empresa ainda oferece cursos e treinamentos para instaladores e integradores de sistemas fotovoltaicos.

 Projeto Smart Energy Paraná

Os visitantes poderão ainda conhecer mais sobre as atividades desenvolvidas pelo Smart Energy Paraná, projeto vinculado ao Programa Paraná Inovador da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e com secreatria executiva do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), que visa consolidar a competência do Estado do Paraná e mobilizar a socieade no desenvolvimento das energias renováveis, principalmente, em geração distribuída (GD).

Uma das últimas ações realizadas pelo projeto é a Casa Sustentável, lançada no último dia 9 de outubro na sede do Tecpar, em Araucária. A casa é um protótipo para testar tecnologias verdes, incluindo geração fotovoltaica, em uma moradia de 44 metros quadrados com custos que podem ser enquadrados nas condições do Minha Casa, Minha Vida. Os resultados serão usados como referência para a construção de moradias sociais no estado.

No evento, ainda haverá o lançamento da edição atualizada do Mapa de Energias Inteligentes, que mostra empresas com produtos ou prestação de serviços por atividades ligadas a energias limpas presentes no estado do Paraná. A nova edição ainda terá dados do potencial eólico do estado, do potencial solar, de energia hidráulica e o mapa do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). O mapa poderá ser acessado gratuitamente no site do Smart Energy Paraná https://smartenergy.org.br/portal/mapa/ e também terá uma versão impressa, com capa e modelo inspirados em um material produzido pela National Geographic.

Os interessados em participar da 5ª Smart Energy CIEI&EXPO, que neste ano também reúne a  9º GBC Expo Brasil –  Greenbuilding Brasil Conferência Internacional & Expo e o Forúm de Eficiência Energética da Ashrae podem se inscrever pelo site www.smartenergy.org.br/2018.

Serviço: Conferência Internacional de Energias Inteligentes – 5ª Smart Energy CIEI&EXPO / 9º Greenbuilding Brasil Conferência Internacional & Expo / Forúm de Eficiência Energética da Ashrae
Data: 5 a 7 de novembro
Horário: 8h às 18h
Local: Salão Principal do CIETEP/FIEP – Avenida Comendador Franco, 1371 – Jardim Botânico, Curitiba (PR)
Mais informações e inscrições pelo site www.smartenergy.org.br/2018