Foto: Divulgação John Deere

Sebrae promove workshop para fortalecer cadeia produtiva de florestas plantadas

Print Friendly, PDF & Email

 

O tema do primeiro seminário será direcionado aos produtores de Eucalipto. Seringueira e Mogno Africano serão discutidos nas próximas etapas do evento

Com o objetivo de apoiar e orientar o produtor rural que cultiva florestas em suas propriedades, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Em­pre­sas em Goiás (Se­brae-GO) promove, na próxima quinta-feira, 19, o primeiro workshop sobre o negócio da cadeia produtiva de floresta plantada em Goiás. Dividido em três ciclos, o seminário inaugural será direcionado aos produtores de Eucalipto. As próximas etapas do evento terão como temática, a seringueira, 29 de maio, e o mogno africano, 21 de junho. O intuito do programa é promover a reflexão quanto aos desafios e oportunidades para o segmento, com destaque para a importância do empreendedorismo de modo cooperativo. Na ocasião será lançado ainda a publicação “Cenário do setor de florestas plantadas no Estado de Goiás” – editado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Sebrae Goiás

Além da Embrapa, o evento conta também com a parceria da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Federação da A­gri­cultura e Pecuária de Goiás (Faeg-Senar), Secretaria de Estado de Desen­vol­vimento Econômico, Científico e Tec­nológico e de Agricultura, Pecu­á­ria e Irrigação (SED), Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg), Con­federação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Associação dos Produtores de Borracha Natural dos Estados de Goiás e Tocantins (Abrop-GO/TO).

De acordo com analista do Sebrae-GO, Vera Lúcia de Oliveira os seminários são ferramentas que promovem a discussão dos diversos segmentos silvicultura, com o propósito de identificar alternativas para alavancar a competitividade do setor. “Queremos pleitear políticas públicas direcionadas para o segmento, que possam contribuir para a expansão e melhoria desse tipo de negócio. Para isso, estamos trazendo profissionais qualificados, com experiência no cenário nacional e internacional na implantação de projetos de floretas plantadas”, enfatizou Vera.

A analista do Sebrae explica que a casa workshop, será lançado um documento para ser entregue aos candidatos, nos mais diversos níveis de atuação, para incentivar a criação de políticas públicas voltados a valorização da silvicultura no Estado. “O Estado detém um potencial muito grande de crescimento no setor. Com os seminários, o intuito é integrar os produtores para que sejam protagonistas na tomada de decisões junto as entidades e, principalmente, dentro do contexto político”, frisou Vera Lúcia.

Sebrae

Vera Lúcia destacou ainda a contribuição da entidade para o fortalecimento do setor. “O Sebrae disponibiliza capacitações e eventos direcionados aos produtores para a disseminação de conhecimentos, criando condições para que eles tenham acesso ao mercado. Com a integração do segmento, foi desenvolvido um planejamento estratégico para o setor, e foram propostas ações, como a realização de seminários, para consolidar os projetos de florestas plantadas em Goiás”, finalizou a analista do Sebrae-GO

Programação –

Data – 19-04-2018

Local  – Auditório do Sebrae-GO ( Av. T-3, 1.000,, Setor Bueno Goiânia (GO))

1o. Workshop – EUCALIPTO

 

14h Abertura SEBRAE / EMBRAPA

14h30 Apresentação da publicação: Cenário do Setor de Florestas Plantadas no Estado de Goiás (Cristiane Reis)

15h Panorama mercadológico da Cadeia Produtiva do Eucalipto no Brasil (Walter Rezende)

15h40 Dinâmica para identificação de Oportunidades e Desafios do Setor de Florestas Plantadas em Goiás (participantes e corpo técnico) – IMPORTANTE: RESPOSTAS QUE CONTEMPLEM TODA CADEIA / Divisão em grupos e coleta respostas das perguntas abaixo:

1.  O que fazer para que o negócio do Eucalipto seja sustentável?

Identificar as oportunidades de mercado

2. O que fazer para que os empreendedores atuem de forma cooperativa?

3. Quais as políticas públicas que precisam ser implementadas para potencializar o setor?

 

18h40 Consolidação das propostas

18h50 Encerramento

 

Próximas etapas

2º. Workshop – Seringueira

Data – 29/05/18

Local – Auditório da FAEG

Horário a definir

 

3º. Workshop – Mogno africano

Data – 21/06/18 – horário à definir –

Local – Auditório da FIEG

Horário a definir

Sebrae

Veja Também

Presidente do Sifaeg modera painel da Conferência Internacional Datagro

André Rocha, Presidente-Executivo do SIFAEG e Presidente do Fórum Nacional Sucroenergético participou como moderador, na …