Home » Energia Solar e Eólica » MME abre para visitação sua mini usina solar
Foto: Portal Brasil

MME abre para visitação sua mini usina solar

Print Friendly, PDF & Email

O Ministério de Minas e Energia (MME) abre para visitação o sistema de geração distribuída solar fotovoltaica, instalado no telhado do edifício-sede do órgão no dia 17 de novembro de 2016. O projeto é fruto de um acordo de cooperação técnica entre o MME e a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR). Grupos de estudantes, técnicos ou pessoas que queiram conhecer essa tecnologia em aplicação em um edifício da administração pública federal podem agendar visita ao sistema.

Para solicitar o agendamento, o MME disponibilizou em seu site formulário com dados do grupo interessado. Os responsáveis pela administração da usina retornarão o contato para agendar a solicitação com possíveis datas.

As instalações consistem em 154 painéis solares (1,0 x 1,64 m), que foram alocados sem a utilização de recursos do orçamento do Governo Federal. O investimento, estimado em de R$ 400 mil, foi viabilizado pela ABSOLAR e seus associados.

A potência de geração da mini usina é de 50 kWp (quilowatts pico), que representa até 7% do consumo do edifício. A energia elétrica gerada pelo sistema solar fotovoltaico no prédio do MME evitará a emissão de 6,4 toneladas de CO2 por ano na atmosfera.

 

 

MME