Home » Usinas » Locação de máquinas e equipamentos pode resultar em economia para usinas

Locação de máquinas e equipamentos pode resultar em economia para usinas

Print Friendly, PDF & Email

Alugar pode ser uma boa alternativa para reduzir custos em uma empresa. E o setor sucroenergético não fica de fora. É possível locar máquinas e equipamentos, como tratores, caminhões, colheitadeiras, carros de transbordo, solda e corte e até mesmo equipamentos para a construção da usina. Especialistas do setor dizem que o mercado está mais aquecido em 2015. Para o gerente de vendas da Valtra, Alexandre Vinicius de Assis, o crescimento é principalmente em virtude da situação econômico-financeira do setor. “Optando por esta modalidade a usina não aumenta o seu endividamento, uma vez que o limite de crédito a ser tomado é da empresa locadora”, complementa.

Para o diretor Comercial da Massey Ferguson, Carlito Eckert, o mercado rental ainda é incipiente para o segmento de máquinas agrícolas, com crescimento paulatino, ano após ano, especialmente com o surgimento de empresas voltadas à locação. “Esse é um mercado em expansão, que tem apresentado crescimento médio estimado na ordem de 10% ao ano”, explica. O mercado rental de máquinas agrícolas em 2014.  Um ponto que impediu o crescimento, segundo os especialistas, foram as linhas de crédito, que acabaram inviabilizando negócios e não atraindo  clientes a adquirir o equipamento através desta modalidade

Alugar ou comprar?

Sempre fica uma dúvida, é melhor comprar o equipamento ou apenas alugar por um determinado período de tempo. Mas a opção pela modalidade de rental é uma decisão estratégica da usina/empresa locatária. “A questão da economia nem sempre é determinante, existem outros fatores importantes, como endividamento da empresa locatária e disponibilidade de investimentos que devem ser considerados na tomada de decisão”, explica o gerente de vendas da Valtra. A DCCO, empresa de aluguel de equipamentos em geral, acredita em um crescimento de 15% em comparação a 2014. Uma das justificativas para escolher por alugar é o não direcionamento dos recursos do ativo para compra de equipamentos, liberando o capital da usina para ser aplicação em seu negócio fim.

Outra vantagem é que a contratante não tem gastos com a manutenção, que é realizada pela empresa locatária. O suporte é realizado por técnicos especializados, a locação é contratada por tempo flexível, adaptando-se à necessidade do cliente. O aluguel de equipamentos permite também a redução de contratação de mão de obra. O empresário direciona a contratação de pessoal somente para os pontos importantes do processo e elimina a manutenção de equipamentos.

“Os motivos que levam as empresas do ramo sucroenergético a optar pelo aluguel são geralmente a falta de garantias para aquisição de um financiamento ou a política contábil da empresa que justifica a locação”, explica Eckert.

Cejane Pupulin- Canal-Jornal da Bioenergia