Home » Bioenergia » Lançado carro elétrico desenvolvido por alunos da Unicamp
Divulgação Unicamp

Lançado carro elétrico desenvolvido por alunos da Unicamp

Print Friendly, PDF & Email

Com dez quilos a menos que o protótipo anterior, um pacote aerodinâmico implementado pela primeira vez, e utilizando bateria cilíndrica que oferece melhor performance, foi lançado o novo carro elétrico da equipe E-Racing da Unicamp, formada por alunos de diferentes cursos de graduação. O carro batizado “E2018” deverá estrear na 15ª Competição – Fórmula SAE Brasil Petrobras 2018, realizada entre 29 de novembro e 2 de dezembro em Piracicaba. A competição nacional de engenharia vai habilitar equipes para concorrer na prova mundial que ocorre em Lincoln, nos Estados Unidos.

Os alunos da Unicamp buscam o hexacampeonato no nível nacional e o tricampeonato mundial. Segundo Felipe Cândido, um dos pilotos da equipe, na competição são realizadas provas dinâmicas e estáticas. Os estudantes precisam apesentar e justificar o projeto, detalhar seus custos e as soluções desenvolvidas. Na prova dinâmica são avaliadas a aceleração, eficiência, velocidade e autonomia do carro, entre outros requisitos. Cerca de 15 equipes universitárias devem competir na Formula SAE Brasil.

No evento de apresentação do carro, denominado Rollout, mais de 70 alunos envolvidos no projeto e os patrocinadores da equipe subiram ao palco no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) para posar ao lado do protótipo. O lançamento foi na quarta-feira dia 21. Foram apresentados filmes realizados pelos estudantes contextualizando a questão da mobilidade e o trabalho da equipe. Dois palestrantes também falaram sobre inovações relacionadas ao tema.

“A gente cria tecnologia para mobilidade elétrica. Estamos formando engenheiros que tenham todo o conhecimento necessário para o desenvolvimento de carro elétrico no Brasil”, salientou Felipe. O aluno destacou que todo o trabalho é feito em equipe pelos estudantes e que a pretensão é criar uma solução de veículo movido a energia elétrica que seja adotada por todo o mundo.

A equipe tem uma série de patrocínios, mas também mantém a pesquisa e o desenvolvimento dos novos carros com recursos arrecadados por um fundo coletivo, projeto denominado Carregando o Futuro. Unicamp