Implantação de operação Lean ajuda empresa do setor elétrico lucrar R$ 611 milhões

Print Friendly, PDF & Email

Imagine o cenário: Uma empresa, com o quadro de funcionários reduzido, problemas de gestão e sem um projeto definido. A receita para o fim iminente da companhia passa muitas vezes por esse cenário. Mas, com algumas ferramentas, o quadro caótico pode ser revertido e a solução, às vezes, pode estar dentro da própria empresa. Prova disso é o case de sucesso da Sequóia Consultoria aplicado junto a Energias do Brasil – EDP, empresa responsável pela energia elétrica para mais de 1,43 milhão de clientes no estado do Espírito Santo.

De maneira direta e eficiente, as ações empregadas por meio do Lean Manufacturing acabaram contribuindo, em 2017, para que a empresa tivesse registrado um lucro de R$ 611,9 milhões, sendo seu dividendo de R$ 367,1 milhões, equivalente a 60,0%.

O caso analisado aconteceu em 2017, ano que, segundo o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), o consumo total de energia elétrica voltou a subir 0,8%, sendo a  primeira vez que o indicador voltou a crescer depois de dois anos de queda. A maior alta foi registrada junto aos consumidores industriais que atingiram o crescimento igual ao de 2016, com 1,1%. Já o consumo residencial, a expansão foi de 0,8% e o setor de comércio e serviços, 0,3%.

O sistema de gestão Lean Thinking está voltado para estratégia de negócios e foca na redução de desperdícios (incluindo tempo de espera, transporte, excesso de processos, inventário, movimento e defeitos). “Eliminando desperdícios, em algum tempo, a qualidade melhora, consequentemente, o tempo e custo diminuem. Mas o importante é saber onde mudar e o que mudar. Com um projeto interno em duas hidrelétricas, Lajeado e Mascarenhas alcançamos a taxa mínima histórica de 5,4 falhas/ano. O impacto e a rentabilidade das hidrelétricas foi sentido na lucratividade. Graças a aplicação do processo lean, que ajudou na gestão da manutenção do valor à receber do governo pela energia gerada.”, diz o presidente da Sequoia Consultoria, Carlos Lobo

“Trabalhar com cliente que esteja aberto a desafiar seus processos é fundamental em uma jornada em busca de melhoria. A cultura de excelência precisa estar presente. Nesse caso mencionado, a vantagem era que tanto no Brasil como na Europa, a EDP promove ciclos de melhorias em suas operações e treinamentos”, acrescentou Osni Theodoro, diretor da Sequoia Consultoria.

Com custo mais baixo e garantindo a satisfação dos clientes, a Sequoia Consultoria acredita que a saída para muitas empresas é consertar sistema de gestão que reforça a cultura da empresa. Aceitar suporte especializado que explique na prática que adotar uma ajuda pode fazer a produtividade aumentar é um dos principais passos. Cada vez mais, o Lean tem sido aplicado em diversos setores, dos mais modernos aos não convencionais, como tecnologia da informação, agronegócios, serviços e saúde.

 

 

Assessoria de imprensa

Veja Também

Usina Uruaçu distribuí peixes para colaboradores

Projeto “Peixes para todos” da unidade goiana entregou mais de sete toneladas A Uruaçu Açúcar …