Home » Energia Solar e Eólica

Energia Solar e Eólica

Energia solar fotovoltaica avança em áreas rurais brasileiras

A energia solar fotovoltaica permite que casas, prédios e empresas produzam a própria energia. Mas o campo agora também percebeu que esta tecnologia pode agregar muito valor a sua produção, além de reduzir a tarifa de energia elétrica. Hoje no Brasil, 747 consumidores rurais são cadastrados no sistema como produtores de energia limpa a partir do sol, que representa 12,2 …

Read More »

Armazenamento da energia solar fotovoltaica: a nova fronteira

Por Ronaldo Koloszuk, Rodrigo Sauaia e Markus Vlasits* Quando pensamos em baterias, lembramos de dispositivos eletroeletrônicos ou de veículos elétricos. Porém, outros usos de baterias crescem rapidamente no mundo. Nos Estados Unidos há mais de 800 MWh em bancos de baterias “estacionárias”, ou seja, instaladas na infraestrutura da matriz elétrica ou em consumidores. As baterias estacionárias são usadas para regular e melhorar a …

Read More »

Confira as principais dúvidas sobre o sistema solar

É uma cena cada vez mais comum nas principais cidades brasileiras. Um número crescente de casas e empresas instalam os módulos fotovoltaicos, ou simplesmente placas solares em seus telhados para produzir energia limpa. Ainda que represente uma fração da matriz energética do país, a energia solar deve fechar 2018 com um crescimento de 115% em sua capacidade instalada, de acordo …

Read More »

Fonte solar fotovoltaica assume 7ª posição na matriz elétrica brasileira

Segundo a ABSOLAR, as grandes usinas solares fotovoltaicas superaram a marca de 2.000 MW em potência operacional na matriz elétrica do País O Brasil acaba de superar a marca de 2.000 megawatts (MW) de potência operacional em sistemas de geração centralizada solar fotovoltaica, ou seja, usinas de grande porte, conectadas ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Segundo mapeamento da Associação Brasileira …

Read More »

O Brasil avança em capacidade instalada de energia solar

O Brasil avança em capacidade instalada Em 2019 o Brasil deverá ter um salto de 44%  na capacidade instalada de energia solar. A previsão é de que o país alcance a marca de 3,3 gigawatts (GW) em operação. A previsão é de Rodrigo Sauaia, presidente da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABsolar). A entidade projeta ainda que este será …

Read More »

Brasil fica em 5º colocado no Ranking Mundial de capacidade eólica

Dados globais divulgados pelo GWEC (Global Wind Energy Council), o Conselho Global de Energia Eólica, nesta terça-feira, 26 de fevereiro, mostram que o setor de energia eólica instalou 51,3 GW de nova capacidade eólica em 2018 no mundo. Desde 2014, o mercado global de energia eólica vem instalando acima de 50 GW de nova capacidade a cada ano. No ano …

Read More »

Geração de energia eólica cresce 15% em 2018

Dados consolidados do boletim InfoMercado mensal da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE indicam que a geração de energia eólica em operação comercial no país cresceu 15% em 2018. As usinas movidas pela força do vento produziram 5.304,4 MW médios frente aos 4.618,9 MW médios entregues ao Sistema Interligado Nacional – SIN em 2017. A representatividade da fonte eólica em relação a toda energia …

Read More »

Geração solar compartilhada é alternativa para consumidor

O ano de 2016 foi um marco para a energia renovável, em especial da solar. No dia 1º de março daquele ano entraram em vigor as regras para a produção desta tecnologia, com o Sistema de Compensação de Energia Elétrica, que permite que o consumidor produza a própria energia e que forneça o excedente gerado para a rede de distribuição …

Read More »

Setor de energia eólica aguarda leilões

Elbia Gannoum Presidente-executiva da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica). Graduada em economia, é doutora pela Universidade Federal de Santa Catarina. Em sua carreira, acumulou experiências como membro da Diretoria da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE); economista-chefe do Ministério de Minas e Energia (2003-2006); coordenadora de Política Institucional do Ministério da Fazenda (2001-2002); assessora de assuntos econômicos no …

Read More »

A hora e a vez de gerar a própria energia

Gerar energia em casa atualmente está mais barato do que comprar da distribuidora de energia. Se um consumidor somar todo o custo de investimento em energia solar com a manutenção mínima que terá ao longo da vida útil do equipamento, que é de 25 anos, e dividir esse valor pela energia gerada pelo sistema fotovoltaico, o preço que investiu pela …

Read More »