"http://www.canalbioenergia.com.br/wp-content/uploads/2018/11/Marca-650x90-NOV-2018.jpg" />
Home » Energia Solar e Eólica » Energia eólica já chega a abastecer 13% do Sistema Interligado Nacional

Energia eólica já chega a abastecer 13% do Sistema Interligado Nacional

Print Friendly, PDF & Email

A energia eólica, que vem registrando um crescimento consistente no Brasil nos últimos oito anos, já está chegando a atender até 13% do Sistema Interligado Nacional – SIN*. O dado está no último Boletim Mensal de Dados do ONS, referente ao mês de julho e que mostra que, no dia 25 de julho, uma quarta-feira, a energia eólica chegou a este percentual de atendimento recorde.

No caso específico do Nordeste, os recordes de atendimentos de carga já ultrapassam o 70%. O dado mais recente de recorde da região é do dia 13 de setembro, uma quinta-feira, quando  75% da demanda foi atendida pela energia eólica, com geração média diária de 7.716 Mwmed e fator de capacidade de 77%. Vale mencionar que, neste mesmo dia, houve uma máxima às 8h24, com 83% de atendimento da demanda e 87% de fator de capacidade e o Nordeste foi exportador de energia durante todo dia.

“O Nordeste brasileiro tem um dos melhores ventos do mundo para a produção de energia eólica, com uma produtividade que é cerca do dobro da média mundial. Além disso, durante o período que o setor de energia eólica chama de “safra dos ventos” e que vai de junho a novembro, a produtividade é ainda maior. Na média, o fator de capacidade mundial está em torno de 25% e, na época da “safra dos ventos”, o fator de capacidade médio mensal pode ultrapassar os 60% no Nordeste ou até mais de 70% como no caso destes recordes. Estes dados e mais o crescimento da capacidade instalada de energia eólica explicam os recordes frequentes que costumamos ver nesta época do ano”, explica Elbia Gannoum, Presidente Executiva da ABEEólica.

O Brasil tem hoje mais de 13,4 GW de capacidade instalada, em mais de 535 parques e mais de 6.600 aerogeradores em operações. Nos primeiros sete meses do ano de 2018, esta estrutura gerou uma quantidade de energia 17,8% que o gerado no mesmo período do ano passado, de acordo com dados consolidados do boletim InfoMercado mensal da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica.

* O SIN atende praticamente todo o País e é constituído por quatro subsistemas: Sul, Sudeste/Centro-Oeste, Nordeste e a maior parte da região Norte. Abeeólica