Home » agronegócio » Eficiência: agricultura de precisão é o caminho

Eficiência: agricultura de precisão é o caminho

Print Friendly, PDF & Email

A agricultura de precisão é o caminho para os proprietários rurais que buscam um aumento sustentável da produção. A tecnologia é estratégica para planejar a produção agrícola, reduzir custos, aumentar a produtividade e diminuir os impactos ambientais. Encontrar os pontos mais produtivos do solo, identificar os locais da lavoura onde incidem pragas e doenças, além de aumentar a capacidade de prever questões climáticas são alguns dos benefícios apontados com o uso de tecnologias da chamada agricultura de precisão.

“A agricultura de precisão é a base, o alicerce fundamental para a próxima agricultura, chamada de agricultura digital ou agricultura inteligente. Não se faz agricultura digital ou inteligente sem dados, sem informação. Se o agricultor não adotar a agricultura de precisão, dificilmente haverá avanço na agricultura de uma forma geral”, declara Ricardo Inamasu, pesquisador da Embrapa Instrumentação.

A eficiência da gestão da propriedade agrícola depende de informações e da precisão do mapeamento do solo e da lavoura. Quanto mais dados, melhor será o diagnóstico sobre a variabilidade do solo ou de outros aspectos relacionadas à produção. “Encontrar a aptidão do solo e potencializar da melhor forma a lavoura é o elemento fundamental que faz com que a agricultura de precisão dê retorno econômico”, enfatiza o pesquisador.

Canal-Jornal da Bioenergia com dados da Embrapa