Home » Empresas e Mercado » Dow AgroSciences lança Programa de Aplicação Responsável para Agricultura Familiar

Dow AgroSciences lança Programa de Aplicação Responsável para Agricultura Familiar

Print Friendly, PDF & Email

O programa, que também realiza treinamentos em grandes culturas, cana-de-açúcar, campos de produção de sementes e hortifruti, reforça a qualidade e segurança na aplicação de defensivos

São Paulo, 10 de outubro de 2016 – O Programa de Aplicação Responsável da Dow AgroSciences inicia nesta semana os treinamentos voltados à Agricultura Familiar, nos estados do Goiás e Rio de Janeiro. Esta é uma novidade do projeto para este ano, que realiza treinamentos, desde 2010, em grandes culturas, cana-de-açúcar e campos de produção de sementes de milho. O projeto, que é um dos pilares de Boas Práticas Agrícolas da empresa, foi desenvolvido com o intuito de promover a responsabilidade durante a aplicação de defensivos agrícolas e garantir a sustentabilidade do agronegócio.

Criado em parceria com a Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Botucatu, o Programa passa por todas as regiões do Brasil, ressaltando o comprometimento da empresa com toda a cadeia produtiva e reforçando a qualidade e segurança na aplicação de defensivos. Para capacitar os participantes, os mestrandos e doutorandos do Curso de Agronomia da Unesp compartilham durante um dia de campo, os conceitos de aplicação responsável de forma teórica e por meio de simulações práticas.

“O objetivo principal do Programa de Aplicação Responsável é apresentar aos agricultores os conceitos de boas práticas na aplicação de defensivos agrícolas, além de conscientizar e incentivar a adoção destas iniciativas, a fim de otimizar recursos, reduzir o impacto no meio ambiente e prover maior sustentabilidade para o agronegócio”, comenta a coordenadora de Boas Práticas Agrícolas da Dow AgroSciences, Ana Cristina Pinheiro. “A ideia é melhorar a eficiência da tecnologia de aplicação por meio da correta manutenção dos pulverizadores, da escolha criteriosa do tamanho de gotas e do volume de aplicação e da verificação das condições climáticas no momento das aplicações, ajudando o produtor a otimizar suas operações, reduzindo perdas e melhorando sua produtividade”, complementa.

O investimento em tecnologia e educação está dentro dos objetivos da empresa que foca na importância dos treinamentos para a capacitar e disseminar as melhores recomendações por meio de práticas integradas em todas as etapas do processo de cultivo e produção. Desde o seu início, o programa treinou cerca de 12.500 profissionais do campo sobre a importância das boas práticas agrícolas, com foco nos conceitos de tecnologia de aplicação. A meta planejada para 2016 prevê 250 treinamentos com capacitação de cerca de 5 milagricultores, técnicos e operadores de pulverizadores.

Dow e Rio 2016

Como “Empresa Química Oficial” dos Jogos Olímpicos, a Dow possui uma posição única como fornecedora de soluções inovadoras e mais sustentáveis que melhoram a experiência Olímpica para os territórios-sede, atletas e fãs em todos os lugares – na arena dos Jogos e em nossas vidas diárias. Nosso portfólio de produtos inovadores e de alta tecnologia oferece produtos mais sustentáveis para as necessidades mais desafiadoras dos Comitês Organizadores, governos locais, construtores e parceiros ligados aos Jogos.

Sobre a Dow AgroSciences

A Dow AgroSciences, com sede em Indianápolis, Indiana, nos Estados Unidos, desenvolve soluções inovadoras para a proteção de cultivos e biotecnologia de plantas para atender aos desafios de um mundo em crescimento. A Dow AgroSciences é uma subsidiária em caráter integral da The Dow Chemical Company e obteve um volume de vendas global de US$ 6,4 bilhões em 2015.

 

Assessoria de imprensa