Home » etanol de milho » Cresce produção de etanol de milho no Brasil
embrapa

Cresce produção de etanol de milho no Brasil

Print Friendly, PDF & Email

O milho já é responsável pela produção de cerca de 1,4 bilhão de litros do etanol total produzido no Brasil, somando-se o etanol anidro e hidratado. A produção total de etanol está prevista para 30,3 bilhões de litros Os dados são da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Segundo o estudo, o estado que mais produz etanol de milho é Mato Grosso, seguido por Goiás e Paraná. “Existe a perspectiva de surgirem novas unidades de produção, porque outros estados já estão investindo para iniciar sua produção nos próximos anos”, afirma o diretor de Política Agrícola e Informações da Conab, Guilherme Bastos. “Entre as vantagens do milho em relação à cana, está o fato do Brasil ser um dos maiores produtores do grão. E vale lembrar que o produto final é o mesmo”.

Nova unidade

A região de Nova Mutum, a 269 km de Cuiabá, terá uma usina para a produção de etanol a base de milho, com inauguração prevista para 2020. A indústria terá capacidade de produção de 200 milhões de litros de etanol à base de milho por ano, além de farelos para ração animal (DDGS e DDG) que serão usados regionalmente. O novo empreendimento vai movimentar a região com a geração de emprego e renda e recolhimento de impostos, que por ano deve gerar cerca de R$ 36 milhões somente de ICMS. O Mato Grosso é líder na produção do grão no país.

Na safra 2017/2018 o estado produziu 26,3 milhões de toneladas de milho, conforme dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Segundo dados da União Nacional do Etanol de Milho (Unem), até 2028, Mato Grosso deverá produzir 10% de todo o etanol brasileiro.

Canal-Jornal da Bioenergia