Home » Cogeração

Cogeração

Cana-de-açúcar ideal para cogeração de energia

Nos últimos anos começaram a ser cultivadas no país variedades de cana obtidas a partir do cruzamento das espécies Saccharum officinarum e Saccharum spontaneum, denominadas cana-energia, que apresentam maior teor de fibras e robustez. Desenvolvidas por empresas como a GranBio e a Vignis e por instituições como o Instituto Agronômico (IAC), essas “supercanas” são apontadas como a solução para aumentar a produtividade dos …

Read More »

Aumentam fontes de biomassa para energia

A biomassa para produção de energia corresponde a 8,81% de potência na matriz energética brasileira. O eucalipto, por seu potencial e grande quantidade de produção por área, é uma das plantas que se destacam nesse setor. O pesquisador Erich Schaitza, da Embrapa Florestas, comenta que a biomassa florestal é muito importante no Brasil, seja de eucalipto, pinus, bracatinga ou acácia …

Read More »

Eventos vão debater desafios e oportunidades da cogeração

A Associação da Indústria de Cogeração de Energia (Cogen) promove, nos dias 28 e 29 de maio, no Transamerica ExpoCenter, em São Paulo, dois eventos sobre o setor de cogeração e a Geração Distribuída (GD): o Cogeneration Forum e o Solar Forum. Os fóruns fazem parte da programação do Energy Solutions Show, com realização do Grupo Canal Energia. “Nosso objetivo …

Read More »

Produção de energia por biomassa cresce

A energia elétrica gerada a partir de biomassa entre os meses de janeiro e dezembro de 2018 é de 26.441 gigawatt-hora (GWh), que permite atender a demanda de uma cidade como Ribeirão Preto (SP) até o ano de 2032. A produção foi superior em 1% em relação a 2017, na qual foram gerados 21.565 GWh. A principal matéria-prima desta energia …

Read More »

Biomassa abasteceria ribeirão preto por 14 anos

De janeiro a novembro deste ano, a fonte biomassa, da qual a cana tem, em média, 80% de participação, gerou 25.370 GWh para o Sistema Interligado Nacional (SIN). Um novo levantamento da União da Indústria da Cana-de-Açúcar (UNICA), com base em dados preliminares da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), revela que este volume, 5% superior ao mesmo período …

Read More »

Bioeletricidade brasileira poderia abastecer quase dois Paraguais

De janeiro a setembro deste ano, a biomassa, da qual o setor sucroenergético tem, em média, 85% de participação, comercializou 20.488 GWh no Sistema Interligado Nacional (SIN), volume 9% superior ao mesmo período em 2017, aponta um novo levantamento feito pela União da Indústria da Cana-de-Açúcar (UNICA) com base em dados preliminares da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). …

Read More »

Cresce geração de energia de biomassa no Brasil

Dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) indicam que as usinas movidas a biomassa geraram 4.755 MW médios em julho de 2018. O montante entregue ao Sistema Interligado Nacional (SIN) pelas 271 usinas em operação comercial é o maior da história. Comparado com julho de 2017, as plantas a biomassa registraram crescimento de 7,7%. A capacidade instalada das …

Read More »

Dinheiro para energia limpa

tarifa branca

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou que foi aprovado o valor de R$ 62,9 milhões para ampliar a capacidade de cogeração de energia elétrica da Usina Pitangueiras, localizada em Pitangueiras (SP). Em comunicado, o BNDES informou que os recursos têm como objetivo otimizar a capacidade industrial da unidade e maximizar o potencial de geração de energia …

Read More »

Produção de bioeletricidade cresceu 11% até agosto

De janeiro a agosto de 2018, a fonte biomassa, da qual a cana-de-açúcar tem 77% de participação, ofertou 17.356 GWh para o Sistema Interligado Nacional (SIN). Segundo levantamento da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) feito a partir de dados preliminares da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), houve um crescimento de 11% em relação ao volume produzido no …

Read More »

Biomassa e eólica respondem por quase 10% do consumo de energia até maio

A geração de energia elétrica pelas fontes biomassa e eólica para a rede representou quase 10% do consumo nacional de eletricidade de janeiro a maio deste ano, mostrando a importância dessas fontes para o equilíbrio do sistema, de acordo com dados recentes da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) compilados pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA). O tema …

Read More »