Ubrabio

Biodiesel no Brasil: percentual de mistura passa para 8%

Print Friendly, PDF & Email

O aumento da mistura obrigatória de biodiesel ao óleo diesel já tinha sido aprovado por unanimidade no Congresso Nacional e estabelecido pela Lei 13.263/2016 e ontem, quarta-feira, foi publicado no Diário Oficial da União o despacho do Presidente da República com a aprovação da Resolução Nº 11 do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), que antecipa, a partir de 1º de março de 2017, a vigência da elevação da composição de biodiesel ao óleo diesel vendido ao consumidor para 8% (B8). Ainda de acordo com a medida, publicada no Diário Oficial da União (DOU), as composições deverão ser elevadas para 9% e 10%, respectivamente, a partir de 1º de março de 2018 e 1º de março de 2019.

Com essa medida , o Brasil passa a se destacar no mercado internacional de biodiesel, já que o país está entre os dois maiores produtores desse tipo de combustível, junto com os Estados Unidos.

Segundo o Ministério das Minas e Energia, nos últimos dois anos, com a adição dos 7% (B7) do biodiesel ao diesel convencional, a capacidade instalada de produção chegou a 7,2 bilhões de litros, valor suficiente para atender a mistura de B10, estimada em seis bilhões de litros quando da sua vigência, em 2019.

Canal-Jornal da Bioenergia com dados do Ministério de Minas e Energia

Veja Também

Estudo inédito mostra potencial do país em atuar como protagonista da transição energética nos transportes

– Coalizão formada pelos produtores de bioenergia, autopeças, montadoras, pós-venda, sindicatos de trabalhadores, entidades de …