Home » Artigos

Artigos

Inteligência energética à luz do sol

A participação da energia elétrica no orçamento do brasileiro tem assumido um papel mais ponderante desde 2015, quando sucessivos aumentos na tarifa da energia aconteceram acompanhados da crise hídrica. Esses fatores são provavelmente os mais importantes para a composição do cenário energético atual, pouco favorável à expansão e desenvolvimento do país, em tempos de crise. Mas oportunidades e avanços surgem …

Read More »

O desafio da disponibilização sustentável de novas biomassas

Artigo- A demanda energética mundial, apesar das inúmeras alternativas que vem surgindo como a energia eólica, a solar, a energia da biomassa, entre outros, é ainda quase que totalmente dependente dos combustíveis de origem fóssil. O desafio para se conseguir diversificar as fontes de energia e, ainda assim, garantir a sustentabilidade ambiental e econômica com redução das emissões de gases …

Read More »

Artigo/Plinio Nastari-Renovabio

Desde o final do século XIX, foi adota- do o motor de combustão interna como solução ambiental e energética para a mobilidade. Quando se popularizou na virada do século, foi saudado como uma grande solução ambiental. Passados mais de 120 anos, estamos diante da realidade de que a eficiência termodinâmica do motor de combustão interna é muito baixa – entre …

Read More »

Artigo/Energias renováveis; em prol de um futuro sustentável

No fim de 2017 foi disponibilizado o 31º Balanço Energético do Estado de Minas Gerais (BEEMG), referente ao ano de 2015. Segundo o BEEMG, Minas Gerais apresentou em 2015 uma demanda total de energia de 36,12mi TEP (Tonelada Equivalente de Petróleo), correspondente a 12% da demanda total do Brasil. De 1978 a 2015, Minas Gerais teve um crescimento médio na demanda de energia de …

Read More »

Artigo/ O Hidratado de Mestre Sala 

 Neste artigo seguem os principais números e as reflexões tanto para o curto quanto para o longo prazo da cadeia agroindustrial da cana à partir dos fatos de janeiro e fevereiro. Pela UNICA, a moagem até 1º de fevereiro foi de 583,96 milhões de toneladas (1,66% menor que na comparação da safra anterior). O mix da safra está em 53,10% para açúcar e 46,90% …

Read More »

Artigo/Etanol brasileiro x etanol americano

produção de etanol

A história não é nova. Seja para o próprio etanol ou para outros produtos. A aludida ‘guerra’ comercial entre Brasil e Estados Unidos em função do comércio bilateral de etanol, na verdade é uma das batalhas, na grande ‘guerra’ do comércio internacional. São muitos interesses particulares, de segmentos econômicos e de governos colocados todos na mesma conta, tendo como tempero …

Read More »

Opinião/Biogás e Sustentabilidade

Brasileiro: Onde há produção de alimentos, manejo de resíduos sólidos orgânicos e tratamento de esgoto sanitário, existe um potencial de produção de biogás. Proveniente da nossa produção e de nosso consumo, o biogás é 100% nacional e pode ser valorado sempre em reais. Não depende de variações cambiais ou de barril de petróleo! No momento importamos uma boa quantidade de …

Read More »

Artigo/Em 2017, dois leilões de energia elétrica para fazer girar a roda 

Por Zilmar de Souza, gerente de Bioeletricidade da União da Indústria de Cana-de-Açúcar – UNICA Em 4 de agosto último, o Ministério de Minas e Energia (MME) anunciou a intenção de realizar, ainda em 2017, dois leilões para compra de energia elétrica de novos empreendimentos. Pretende-se realizar um leilão para comprar energia entrega a partir de 1º de janeiro de …

Read More »

Artigo/Energia limpa é estratégica para o desenvolvimento

Alinhado com a implantação de novas tecnologias em diversos setores da economia e estimulando cada vez mais a inovação, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Goiás) apoia também as empresas que investem no segmento de energias renováveis. Entendemos que, a cada ano, torna-se cada vez mais necessário para o Brasil a diversificação de sua matriz energética, …

Read More »

Artigo: Mudanças climáticas, mitigação de emissões e a agropecuária

O setor agropecuário ainda aparece tímido nas discussões sobre as implicações do Acordo de Paris, embora já venha assimilando medidas mitigadoras de emissões, inclusive por iniciativa própria dos agricultores, por exemplo, ao adotar o plantio direto. Ao mesmo tempo, parcela significativa das emissões a serem reduzidas são originadas de atividades agropecuárias e os compromissos assumidos pelo Brasil naquele fórum impõem …

Read More »