Home » Energia » ANEEL abre campanha de fiscalização de usinas eólicas

ANEEL abre campanha de fiscalização de usinas eólicas

Print Friendly, PDF & Email

A Fiscalização dos Serviços de Geração da ANEEL inicia em 18/6 a Campanha de Fiscalização de Usinas Eólicas em Operação Comercial, em cooperação com as agências estaduais conveniadas Agergs (RS), Arsep (RN), Arce (CE) e Arpe (PE). A campanha visa apurar o desempenho das centrais eólicas e detectar eventuais não conformidades, bem como adotar medidas corretivas.

Na etapa inicial, de monitoramento, foram utilizados dados do período compreendido entre 12/2016 e 11/2017, tendo sido identificadas e selecionadas usinas com déficits de geração em relação à garantia física ou com baixo fator de capacidade efetivo em relação aos limites mínimos. Nessa fase foram eliminados falsos positivos referentes a usinas situadas em regiões que apresentaram baixa disponibilidade de recurso eólico.

Atualmente, ocorrem ações à distância para investigar situações identificadas como “potenciais não conformes”. Caso necessário, ações presenciais poderão ser realizadas para coletar evidências e dirimir falhas de informações.

ANEEL