Home » Cana de açúcar » Agricultores testam variedades de cana mais produtivas
Divulgação Emater

Agricultores testam variedades de cana mais produtivas

Print Friendly, PDF & Email

As comunidades rurais Jatobá e Barbozilândia, no município de Posse, vão receber quatro unidades demonstrativas com novas variedades de cana-de-açúcar mais produtivas. Por meio da parceria entre a Agência Goiana de Assistência Técnica Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) e a Usina Jalles Machado, os produtores rurais receberam quatro novas variedades de cana-de-açúcar para o plantio. O objetivo é proporcionar o cultivo de variedades mais competitivas às comunidades que produzem cachaças e rapaduras.

Serão instaladas duas unidades demonstrativas na comunidade rural Barbozilândia e outras duas na comunidade Jatobá. Em cada unidade serão cultivadas quatro variedades de cana-de-açúcar desenvolvidas pela Usina Jalles Machado. A equipe da Emater acompanhará, por meio da assistência técnica contínua, a adaptação dessas novas variedades ao clima e ao solo da região.

Implantação
As variedades que já são produzidas na região apresentam baixa eficiência produtiva e, por esse motivo, as comunidades foram escolhidas. Outro motivo que impulsionou a escolha foram as potencialidades do município para a produção de cana-de-açúcar.

Segundo a coordenadora da unidade regional Vale do Paranã, Lucineide Magalhães Pereira de Araújo, uma tonelada das variedades será entregue aos produtores. “Nosso objetivo é proporcionar o aumento na obtenção de renda dos agricultores por meio da comercialização de produtos oriundos das novas variedades de cana”, explicou a coordenadora.

Ainda segundo Lucineide, cerca de 20 produtores devem ser beneficiados com as novas variedades que ainda estão no período de validação produtiva. Os plantios nas unidades demonstrativas tiveram início nesta terça-feira, dia 29. Segundo a coordenadora, é esperado que o plantio das novas variedades proporcione o aumento na obtenção de renda aos produtores rurais.

Inovação
Para o produtor rural da comunidade Jatobá, Ildete José de Almeida, as variedades foram bem recebidas. “Estamos bem esperançosos, já que essas variedades que temos comercializado não têm sido eficazes”, ponderou o produtor.

Ainda segundo Ildete, que comercializa doces a partir da produção de cana-de-açúcar, as variedades apresentam grande potencial para mercado. “Não podemos afirmar ainda visto que iniciamos o plantio recentemente, porém, pelas características, acreditamos que elas sejam vantajosas para a confecção de rapaduras”, afirmou José de Almeida.

Vantagens
As variedades CTC 4, CTC 15, IAC 91-1099 e RB 867515 apresentam maturação precoce e alto teor de sacarose, que estimula a comercialização do produtor em formas de cachaças e doces, atividades comerciais características da região.

Mais informações: (62) 3201-8814

 

 

 

Emater